Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1357
Título: A formação continuada dos professores do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) no sistema público de ensino do município de São Luís
Autor(es): Souza, Vitória Raquel Pereira de
Data do documento: 2021-07-20
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho decorre de uma pesquisa no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), intitulada “A formação continuada dos professores do Plano de Intervenção Pedagógica no Sistema Público de Ensino do município de São Luís”. Analisou, portanto, a formação continuada de professores alfabetizadores, materializada por Políticas de formação, entendidas neste estudo como aquelas que valorizam o trabalho docente em todas as suas dimensões. Assim, a pesquisa buscou analisar ações de formação continuada do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP 60 lições), do Programa “Educar Mais: Juntos no Direito de Aprender”, e seus efeitos na qualificação do trabalho docente, de modo a proporcionar efeitos na alfabetização de estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental do Sistema Público de Ensino de São Luís, Maranhão. Para realizar-se esta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, apoiada na natureza empírico-analítica (revisão de literatura, a análise de documentos oficiais, diário de bordo e de entrevistas semiestruturadas) numa perspectiva dialética. Nesse sentido, foi discutida a formação continuada à luz da legislação vigente, além de dialoga-se com teóricos e estudiosos da atualidade, que ajudaram a compreender as percepções, tensões, interpretações da realidade complexa vivenciadas na escola a partir da materialização do PIP-60 lições. Os resultados da pesquisa compõem um diagnóstico da formação continuada do Ciclo de Alfabetização, que consubstanciou a elaboração da “Proposta Pedagógica para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores”, sustentada numa perspectiva da Epistemologia crítico-emancipatória, como produto técnico tecnológico da pesquisa. A intenção, por meio deste produto, foi valorizar os saberes e fazeres dos professores alfabetizadores. Com base na revisão de literatura e na análise documental os estudos evidenciaram, dentre outros aspectos, que a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos espaços privilegiados de aprendizagem e produção de conhecimento. O PIP é um dos eixos da Política de formação de professores alfabetizadores, que atuam no Sistema Público de Ensino de São Luís, Maranhão, marcado pela superficialidade na fundamentação teórico-metodológica e pedagógica; é; pois, uma proposta cognitivista, de cunho metodológico-tecnicista, conforme representados na aplicação das 60 lições. Os professores alfabetizadores precisam ter o trabalho docente reconhecido e valorizado a partir dos saberes que já possuem, colaborando também para a formulação de políticas Públicas Educacionais.
Palavras-chave: Formação Continuada
Plano de Intervenção Pedagógica – PIP
Alfabetização
Política Educacional
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçã e Produto - Proposta pedagogica....pdf5.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.