Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1356
Título: Abundância relativa e fatores ambientais predisponentes à ocorrência de animais domésticos no parque estadual do Mirador, Maranhão
Autor(es): Pereira, Renata Soraya dos Santos
Data do documento: 2019-02-26
Editor: UEMA
Resumo: O Parque Estadual do Mirador é uma Unidade de Conservação do bioma Cerrado considerada a segunda maior do país na qual existem cerca de 1.000 residentes e agregados a eles suas criações de animais domésticos. Diante disso, objetivou-se avaliar a incidência de animais domésticos no Parque Estadual do Mirador e verificar quais parâmetros influenciam sua ocorrência. Para tanto, foram instaladas as armadilhas fotográficas em distâncias entre si de 500-800 m levando em consideração nas análises a espécie, o horário, data, o número de indivíduos para cálculo da abundância dessas espécies. Além disso, foram obtidos dados dos parâmetros ambientais e criado o histórico de detecção referente aos anos de 2014-2015 e 2018 de modo a fazer as análises de ocupação. De acordo com o registrado pelas armadilhas fotográficas, os suínos foram os animais domésticos mais abundantes (8,42 ind/100 armadilhas-dia) durante o período de 2014-2015 e asininos (4,01 ind/100 armadilhas-dia) durante o ano de 2018. A distância para a água foi a variável que mais influenciou a ocupação dos animais domésticos, seguida da variável distância para casas.
Palavras-chave: Monitoramento ambiental
Espécies invasoras
Unidade de conservação
Cerrado brasileiro
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Renata Soraia.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.