Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1345
Título: Biomarcadores de efeito e parasitos para avaliação do impacto ambiental e sanidade de Hoplias malabaricus (Characiformes: Erythrinidae) de um ambiente lacustre da Baixada Maranhense, Maranhão
Autor(es): Gomes, Janderson Bruzaca
Data do documento: 2021
Editor: UEMA
Resumo: Estudos têm alertado para o fato de que o acúmulo de resíduos lançados pelo homem no meio ambiente vem comprometendo a saúde dos ecossistemas aquáticos. O uso dos parasitos e biomarcadores de peixes podem contribuir para o monitoramento dos efeitos da poluição aquática, pois atuam como sinalizadores dos efeitos causados pelos contaminantes químicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto ambiental, a sanidade e a ocorrência de parasitos em Hoplias malabaricus do lago do Coqueiro da Baixada Maranhense. Foram coletados 30 exemplares de H. malabaricus, 15 exemplares em março de 2019, correspondendo ao período chuvoso, e 15 exemplares em outubro de 2019, correspondendo ao período de estiagem. Os parâmetros abióticos da água (temperatura, pH, condutividade e oxigênio dissolvido) foram obtidos in loco, e as análises microbiológicas (contagens de coliformes totais de e Escherichia coli) foram realizadas no Laboratório de Alimentos e Àgua da Universidade Estadual do Maranhão. Todo procedimento de biomarcadores genotóxico e histológico e de investigação da fauna parasitária foi realizado em laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Federal de Santa Catarina. Os valores dos parâmetros abióticos mostraram-se em desacordo com a legislação vigente. Alta concentração de bactéria de contaminação fecal (Escherichia coli) foi registrada. Micronúcleos, lesões nucleares de eritrócitos, lesões branquiais e hepáticas foram registradas em ambos os períodos, porém com maior frequência no período chuvoso, indicando que a espécie H. malabaricus está respondendo aos impactos ambientais no ambiente, afetando funções orgânicas. Valores diferentes dos índices de alteração histológica indicaram maior sensibilidade das brânquias em relação ao fígado. Foram encontrados Argulos carteri, Dolops discoidalis, Urocleidoides spp., Contracaecun sp. e Trypanossoma sp., parasitando diferentes órgãos. Maior ocorrência de parasitos foi observada no período de estiagem, estando relacionada com a migração dos peixes para regiões mais cheias em busca de alimento, causando estresse no animal e afetando a imunidade, favorecendo o parasitismo. A espécie H. malabaricus mostra-se como um bom bioindicador de mudanças ambientais, apresentando respostas biológicas relacionadas à exposição a xenobióticos.
Palavras-chave: Contaminação
Histopatologia
Micronúcleo
Parasitismo
Poluentes
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Janderson Bruzaca pdf.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.