Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1337
Título: Carta de potencial do escoamento superficial na sub bacia hidrográfica do riacho Capivara no município de Imperatriz - MA
Autor(es): Araújo, Rafael de Oliveira
Data do documento: 2020-12-11
Editor: UEMA
Resumo: Nesta pesquisa foi utilizado o método Curva Número (CN), desenvolvido pelo Soil Conservation Service (SCS), para determinação da estimativa do potencial de escoamento superficial com base nas informações de uso e ocupação, tipos de solo presentes e no valor do CN do referido método para a Sub-bacia do Riacho Capivara localizada no Município de Imperatriz. Empregou-também uma análise espaço temporal para o período de 2014 e 2020 com base em técnicas de geoprocessamento associada à análise morfométrica e dos impactos socioambientais, conjugando os conhecimentos científicos e os diversos saberes oriundos da experiência e vivência de moradores. Os maiores índices de escoamento superficial se concentram na porção média a inferior da bacia nos bairros Cinco, Boca da Mata, Vila Jk, Jardim tropical, Cinco Irmãos e no riacho José de Alencar e Santa Teresa atingindo valores de 143,13 mm/mês a 184,89 mm/mês. Nessas áreas os índices de CN (curva número) foram os maiores de 90 - 98, devido à intensa impermeabilização nas áreas urbanas. Os menores índices de escoamento superficial (18,35 mm/mês a 108,58 mm/mês) se restringem às áreas com vegetações arbóreas e herbáceas na bacia, onde foram verificados os menores valores de CN com 36 a 78 e nas áreas de solo neossolo. A análise espaço temporal de 2014 a 2020 indicou que a expansão urbana ocorreu nas direções oeste e nordeste da sub-bacia em direção a sub bacia do Rio Cacau e as mudanças registradas nas áreas florestadas para vegetação herbáceas foram em decorrência da formação de pastos para criações de pequeno porte e agricultura familiar, com plantio de verduras e leguminosas. O método SCS mostrou resultados favoráveis considerando que as áreas de inundação na bacia se concentram nas áreas de maiores escoamentos superficiais indicados pelo referido método. A intensificação do processo de impermeabilização na bacia produziu problemas socioambientais graves como as inundações e uma das formas estratégicas para minimizar essa problemática está na adoção de políticas públicas com práticas conservacionistas para subsidiar o planejamento urbano.
Palavras-chave: Escoamento superficial
Inundação
Riacho Capivara
Imperatriz
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia,Natureza e Dinâmica do Espaço - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL_ARAUJO-DISSERTAÇÃO.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.