Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1334
Título: Transformação do espaço urbano: análise socioespacial e paisagística da península da Ponta d’Areia em São Luís (Maranhão, Brasil)
Autor(es): Marques, Matheus Andrade
Data do documento: 2021-04-29
Editor: UEMA
Resumo: Esse estudo se propõe a discutir o espaço urbano, visando analisar a cidade de São Luís (Maranhão, Brasil), sobretudo a sua organização socioespacial, transformações e suas implicações para a sociedade ludovicense. Assim, usa-se como recorte espacial de estudo a área popularmente denominada de Península da Ponta d’Areia, área pertencente ao bairro Ponta d’Areia, localizado ao norte da ilha do Maranhão onde encontra-se a capital. A Península ao longo principalmente dos últimos quinze anos passou por um intenso processo de alterações em seu território, das quais destacamos, principalmente, a paisagística. Este fato além de reconfigurar a paisagem do lugar, trouxe consigo também outras dinâmicas de uso para este espaço, como por exemplo: a valorização do solo urbano e a implantação de moradias de luxo. Tal fenômeno é fruto de um conjunto de ações advindas de agentes importantes neste processo de formação e transformação do território da cidade, como o Estado, a iniciativa privada e a sociedade em geral. Destarte, têm-se como objetivo central dessa pesquisa analisar a transformação socioespacial e paisagística da Península da Ponta d’Areia e suas implicações para a sociedade local, além de trazer à tona as consequências para a população da consolidação desse novo território que surge na cidade de São Luís. Para alcançarmos nosso objetivo, faz-se uso da categoria de análise geográfica ‘território usado’, e por meio desta, buscou-se identificar de forma precisa os papéis dos agentes partícipes desse modelo de gestão territorial que ocorre na Península, relacionando o caso com lógicas de escalas mais abrangentes, que envolvem o sistema econômico que gere o mundo, ou seja, o capitalismo. Assim, a análise foi construída a partir de uma abordagem descritiva, já os procedimentos metodológicos adotados caracterizam-se de acordo com uma pesquisa exploratória, tendo assim etapas de pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da CAPES, SCOPUS e REDALYC; trabalho de campo, confecção de mapas da área de estudo e entrevistas com representantes do poder público nas esferas municipais e estaduais. Temos como resultados a constatação de que em virtude de um conjunto de ações, a Península da Ponta d’Areia teve seu território reformulado, tornando-se a área de m² mais cara de São Luís, sendo assim um importante espaço para a execução de práticas de vários mercados, como o da construção civil, que através de grandes investimentos, transformou o local em uma zona residencial de luxo, sendo um grande contraste no meio urbano de São Luís, já que a grande maioria dos bairros da capital maranhense não seguem os padrões encontrados na Península
Palavras-chave: Península da Ponta d’Areia
Socioespacial
Paisagem
São Luís
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia,Natureza e Dinâmica do Espaço - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO MATHEUS ANDRADE MARQUES.pdf5.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.