Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Alysson Rangel Sousa-
dc.date.accessioned2022-06-10T16:29:24Z-
dc.date.available2022-06-10T16:29:24Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.otherCDU: D 51:373.3-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1304-
dc.description72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silvapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma breve análise sobre as mudanças advindas das evoluções tecnológicas e como elas influenciam diretamente o ambiente escolar. Este trabalho pretende, também, caracterizar a Sala de Aula Invertida como uma modalidade de ensino híbrido em que o aluno aprende em ambientes diferentes, presencial e virtual, e como esta metodologia, agregada a elementos tecnológicos, pode ser um agente facilitador no ensino de matemática otimizando o tempo em sala de aula e permitindo que aluno seja capaz de vivenciar experiências de aprendizagem diferentes dos oferecidos tradicionalmente. Para tanto, busca-se atingir os objetivos da identificação dos elementos que distinguem o processo de ensino e aprendizagem tradicional do ensino híbrido, mostrando suas aplicações. Além disso, foi possível estudar as características da metodologia da sala de aula invertida e como as práticas baseadas nessa metodologia podem evoluir o engajamento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e otimizar o processo de ensino e aprendizagem. É mister ainda dizer que para embasar o presente estudo, tomou-se como pedra fundamental as teorias desenvolvidas por Bacich (2015), Horn e Staker (2015) e Moran (2018), que fizeram este estudo alcançar os resultados que foram propostos, o que evidenciou a compatibilidade da metodologia da sala de aula invertida ao ensino da matemática no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectSala de aula invertida-
dc.subjectTeaching and learning-
dc.subjectMathematics-
dc.subjectHybrid teaching-
dc.subjectFlipped classroom-
dc.titleSala de aula invertida: uma proposta para o ensino e aprendizagem matemática no ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.title.alternativeInverted classroom: a proposal for teaching and learning mathematics in elementary school final years-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALYSSON BRITO_1 PDF-A.pdf966.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.