Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francy Carla Melo da-
dc.date.accessioned2022-06-09T19:06:24Z-
dc.date.available2022-06-09T19:06:24Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.otherCDU: D 51:37(072)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1299-
dc.description63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021. Orientador: Prof. Dr. João Coelho da Silva Filhopt_BR
dc.description.abstractO ensino significativo de Matemática é um desafio, em meio aos obstáculos que surgem durante o fazer pedagógico na sala de aula, e as dificuldades encontradas podem ser superadas, com o auxílio dos paradidáticos de matemática para despertar, desde cedo, nos discentes, a ideia de que a Matemática pode ser lúdica, compreensível e prazerosa. Na perspectiva de analisar o uso dos paradidáticos no ensino fundamental, anos finais, propôs-se a questão de pesquisa: os livros paradidáticos constituem-se em um recurso didáticopedagógico que podem auxiliar no ensino e na aprendizagem agregando ao conhecimento matemático a imaginação literária? Para nortear o estudo, elaborou-se o objetivo geral, analisar a influência do paradidático de Matemática na compreensão de conceitos matemáticos e suas contextualizações, tendo como objetivos específicos, trabalhar conceitos matemáticos de forma mais lúdica e prazerosa; mostrar a importância do hábito da leitura promovendo, assim, um maior entendimento de textos matemáticos; pesquisar a incorporação dos paradidáticos de matemática como complemento do livro didático nas aulas e investigar como a criação de estórias envolvendo a Matemática e as vivências dos alunos contribuem para o domínio de conceitos matemáticos. A pesquisa partiu de um estudo bibliográfico com a aplicação de atividades com o uso do paradidático de matemática: Polígonos, centopeias e outros bichos, em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de oitavo ano, de uma escola municipal de São José de Ribamar no Estado do Maranhão. A pesquisa permitiu verificar a relevância que tem a leitura e a escrita em Matemática e que, a relação entre esta e a língua materna precisa ser mais evidenciada nas aulaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMatemática - Paradidáticospt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectMatemática-
dc.subjectMathematics - Paradidactics-
dc.subjectTeaching learning-
dc.subjectDidactic resource-
dc.subjectMathematics-
dc.titleParadidáticos de matemática: um recurso no processo de ensino e aprendizagem aliando cálculos e literaturapt_BR
dc.title.alternativeMathematics paradidactics: a resource in the teaching and learning process combining calculations and literature-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FRANCY CARLA_1 PDF-A.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.