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dc.contributor.authorOliveira, José Hilton Naiva de-
dc.date.accessioned2022-06-09T18:45:27Z-
dc.date.available2022-06-09T18:45:27Z-
dc.date.issued2020-08-20-
dc.identifier.otherCDU: D 51:37.02(075)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1298-
dc.description86 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silvapt_BR
dc.description.abstractAcredita-se que o processo de ensino deve ser sempre realizado de modo que promova aprendizagens. Com essa concepção, o presente trabalho foi pensado e estruturado, considerando que no caso particular do ensino de matemática, objeto de estudo dessa investigação, e com o objetivo analisar em livros didáticos da educação básica se o tratamento do conceito de ângulo propicia a abordagem da Transposição Didática, com base em Yves Chevallard (1991), por considerá-la uma estratégia de ensino que sendo adotada pelo professor em sua prática pedagógica, pode favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. Conforme as ideias da área da educação matemática, procedeu-se a análise investigativa em um conjunto de livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, atualmente adotados em escolas públicas, visando identificar os procedimentos didáticos propostos nos livros didáticos para o tratamento do conceito de ângulo; pesquisar em fontes diversificadas, fundamentos teóricos da Transposição Didática; selecionar categorias de análise para compreensão e síntese da pesquisa; propor sequências didáticas para o ensino e aprendizagem da noção de ângulo com base na teoria da Transposição Didática. Para a observação da Teoria da Transposição Didática e sua aplicabilidade nas obras escolhidas usamos o conceito de ângulos estudado na unidade temática Geometria por ser um saber que favorece a contextualização para a elaboração de situações problemas. Para tanto, buscou-se fundamentação na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com relação às habilidades e competências que o processo de aprendizagem de matemática deve desenvolver nos educandos. A produção do material relativo aos achados da pesquisa foi realizada com base na análise de conteúdo, que segundo a concepção de Laurence Bardin (2011), se desenvolve em fases cronológicas e sistematizadas, complementares e bem definidas. Assim adotamos como categorias de análise que conduziram o trabalho o conceito de ângulo presente nos diversos níveis de ensino, como é tratado de um ano de escolaridade para outro, as habilidades especificas para cada ano de estudo, a relação com a interdisciplinaridade e a aplicação do conhecimento em contextos extraescolares. Os achados da pesquisa indicam a viabilidade do tratamento do conceito de ângulo através da teoria da Transposição Didática, a análise constatou que existem formas de abordagem didática dos conteúdos com estratégias de ensino inovadoras que corroboram com propostas que permitem inovar a prática pedagógica usando a teoria abordada por Yves Chevallardpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Ângulos-
dc.subjectDidactic Transposition-
dc.subjectTeaching and learning-
dc.subjectTextbook-
dc.subjectFollowing teaching-
dc.subjectMathematics - Angles-
dc.titleA transposição didática no conceito de ângulo: uma análise em livros didáticos da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe didactic transposition in the angle concept: an analysis in basic education textbooks-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

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