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dc.contributor.authorSantos, Luciana de Jesus Botelho Sodré dos-
dc.date.accessioned2022-04-22T21:48:51Z-
dc.date.available2022-04-22T21:48:51Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.otherD 376/377.8-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1273-
dc.description153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,Programa de Pós-Graduação em Educação,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Íris Maria Ribeiro Porto.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre a formação continuada do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de educação de São Luís, com foco no trabalho desenvolvido para o aluno com Deficiência Intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais. Analisa a realidade dessa formação na respectiva rede de ensino, e a partir desse contexto, produz um caderno de apoio pedagógico para a utilização desse docente, como produto da pesquisa. Utiliza a pesquisa aplicada do tipo pesquisa-ação para a intervenção na realidade em referência e da abordagem qualitativa, na medida em que trabalha com valores, crenças e aspectos não quantificáveis. Chega ao Estado da Arte por meio de um levantamento bibliográfico nas categorias elencadas na investigação: Formação Continuada de Professores no Brasil, Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Intelectual. A pesquisa está norteada no método Histórico-Dialético, na compreensão de que há uma história que acompanha a trajetória dessa formação e atendimento, assim como muitas contradições entre o proposto nas políticas públicas e o vivido no contexto da escola. Emprega como instrumentos para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada com o gestor da Superintendência da Área da Educação Especial (SAEE) da Secretaria Municipal de Educação de São Luís e com dezoito professores do AEE da respectiva rede de ensino. Aplica também um questionário para avaliação do Caderno de apoio pedagógico apenas com os professores. Faz uso da Análise de Conteúdo como técnica de interpretação e análise das falas do gestor da SAEE e dos professores do atendimento especializado. Apresenta, a partir dos dados obtidos, a constatação de que a formação continuada na rede municipal de educação é planejada, porém, ainda segue o mesmo contexto em que foi concebida historicamente no cenário educacional brasileiro, isto é, de cárter emergencial e propulsora de um possível refazer pedagógico com modelos, recursos e planejamentos estanques. Destaca que o Caderno de apoio pedagógico construído contou com a colaboração dos professores do AEE durante a aplicação da pesquisa e, posteriormente foi avaliado por eles. Assim, o material ficou composto com orientações pedagógicas e sugestões de atividades práticas para um atendimento especializado sistematizado e, ao mesmo tempo, adaptável para aluno com Deficiência Intelectual. Conclui que é necessário ressignificar a formação continuada, para que haja um diálogo com a prática pedagógica no AEE. Essa ação deve partir do entendimento das necessidades docentes, em primeiro plano, para que esse reflexo incida no desenvolvimento processual do aluno com Deficiência Intelectualpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectCaderno de Apoio Pedagógicopt_BR
dc.titleFormação Continuada do Professor do Atendimento Educacional Especializado: (re) significação no trabalho com o aluno com Deficiência Intelectualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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