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dc.contributor.authorCantanhede, Nilton Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-03-18T21:10:38Z-
dc.date.available2022-03-18T21:10:38Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.otherD 629.7.086-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1238-
dc.description73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019 Orientador: Prof. Dr. Ewaldo Éder Carvalho Santanapt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é proposta uma concepção de rastreio e localização de foguetes, gerada a partir de dados angulares (azimute e elevação) de uma antena de Telemetria e da distância radial calculada pelo equipamento Slant Range, comparada com os meios de trajetografia utilizados pelo Sistema de Tratamento de Dados de Localização de veículos aeroespaciais do Centro de Lançamento de Alcântara. Devido à importância de se localizar o alvo por parte da Segurança de Voo, caso necessite de interrupção na trajetória de voo do foguete, após sua decolagem, o sistema proposto garante um meio auxiliar de localização para este setor. Além de ser utilizado para localização (designador) para os radares, em que a fusão do Slant Range a uma antena de Telemetria permitirá compor coordenadas para localizar o alvo. Esta metodologia poderá ser um recurso a mais pela Central de Tratamento de Dados de Localização, além de ser útil pela equipe de segurança de voo nas decisões críticas. Neste trabalho foram utilizados dados de um voo real com tratamento estatístico dos resultados obtidos, buscando ratificar o uso desse conjunto no rastreio e localização. Os resultados obtidos pela composição da posição angulares da antena de Telemetria e dos valores medidos pelo equipamento Slant Range no momento que a antena permaneceu em moto de rastreio, comprovaram que a trajetografia do voo a partir desta concepção foi muito próxima do rastreio do radar, além de possuír um comportamento muito mais estabilizado em todas as coordenadas. Portanto, sendo válida tanto para o STDL, pois, o resultado gráfico obtido pela Telemetria-Slant Range fornece um comportamento de trajetória de voo muito próximo do rastreio do radar, e importância também para a Segurança de Voo, pois permite ser útil para o monitoramento do voo e resgate da carga útil pelos resultados gerados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTelemetriapt_BR
dc.subjectSlant Rangept_BR
dc.subjectLocalização-
dc.subjectRastreio-
dc.titleProposta de um sistema de trajetografia para veículos espaciais baseado em telemetriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

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