Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1227
Título: Serviços de Orientação Educacional (SOE): um repensar sobre sua atuação na escola atual
Autor(es): Aranha, Stefânia de Jesus
Palavras-chave: Orientação educacional
Teoria – prática
Escola
Data do documento: 2019
Resumo: Este estudo intitulado, SERVIçO DE ORIENTAçãO EDUCACIONAL (SOE): um repensar sobre sua atuação na escola atual, apresenta a atuação do profissional Orientador Educacional e sua relevância na prática escolar. Tem por objetivo geral analisar a necessidade do Serviço de Orientação Educacional nas instituições escolares, tendo em vista as mudanças ocorridas na nossa sociedade e seu reflexo no ambiente escolar. Delineou-se como objetivos específicos, reiterar as funções desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional que contribuem para o desenvolvimento do educando no contexto escolar, identificar, no atual processo educativo, as ações que deveriam ser desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional no acompanhamento do educando no ambiente escolar e ressaltar a ação do Orientador Educacional, na escola, como profissional fundamental na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos educandos. O interesse por repensar sobre as contribuições do Serviço de Orientação Educacional, no contexto escolar atualmente, foi devido às mudanças ocorridas na sociedade, à vivência de situações cada vez mais crescentes de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, falta de motivação e afeto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com realização de entrevista semiestruturada, com uma profissional da área de educação O texto monográfico organiza-se em três sessões, iniciando por uma análise sobre o contexto do surgimento dessa profissão, abordando a relação entre a teoria e a prática ao longo do seu percurso no Brasil, em seguida remete-se a função do Orientador Educacional na escola. E por último reflete sobre a importância desse serviço nas instituições escolares. Tem-se como resultados um repensar sobre a necessidade do Serviço de Orientação Educacional nas instituições escolares. Conclui-se que o orientador ou o serviço de orientação é de suma importância na atual dinâmica do processo educativo.
Descrição: 93 f.Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019.Orientador: Profa. Ma. Maria José Santos Rabelo.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1227
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA REVISADA pdf.pdf2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.