Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1223
Título: A música como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de crianças no 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Lidianne Estrela Ribeiro da
Palavras-chave: Música
Alfabetização
Letramento
Criança
Aprendizagem
Data do documento: 2019
Resumo: Esta pesquisa teve como temática “A música como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de crianças no 1º ano do Ensino Fundamental”. Tendo como objetivo, analisar a música como um instrumento para auxiliar no processo de aquisição de leitura e escrita da criança nos anos iniciais da alfabetização. Esta investigação se desenvolveu em uma escola pública municipal da zona rural de São Luís, através de uma pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de coleta utilizou-se questionário com questões abertas e fechadas que foi aplicado com professoras alfabetizadoras do 1º ano, que representaram a amostra dessa pesquisa. Como apoio teórico os apontamentos de Ferreiro (1999), Soares (1985), Mortatti (2009), dentre outros foram importantes por trazem em suas obras contribuições pertinentes ao processo de aquisição da leitura e escrita, como também documentos importantes que norteiam os processos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (2018), Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (1996), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Trazendo neste contexto possibilidades para desenvolver com mais eficácia a aprendizagem, tendo na música uma alternativa que propõe diversas possibilidades para esse processo. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem a relevância da utilização da música como recurso facilitador no ambiente alfabetizador, uma vez que os professores, ao elaborarem e exercerem a prática pedagógica ampliam suas possibilidades educativas, tendo a música como estratégia que favorece a construção de aprendizagens significativas de crianças em processo de aquisição de leitura e escrita.
Descrição: 61 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Ma. Regina Sodré.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1223
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIDIANNE TCC UEMA (FINAL) IMPRESSÃO FINAL.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.