Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1218
Título: O ensino da Libras na formação do pedagogo: uma análise da concepção discente
Autor(es): Leite, Márcia Andréia Saraiva
Palavras-chave: Ensino da libras
Formação
Discente
Data do documento: 2019
Resumo: O ensino da Libras para futuros professores é uma questão que traz inquietações há algum tempo. Desde a publicação do Decreto 5.626/05, muitas dúvidas e discussões surgiram acerca da obrigatoriedade do ensino da Libras nas universidades, sejam elas públicas ou privadas. Diversas instituições, na busca em atingir os prazos estabelecidos pela lei, têm contratado profissionais ou aberto concurso para sanar esse problema. Porém, a forma como tal disciplina vem sendo ministrada e organizada é preocupante, pois não há orientação ou norma que defina os seus objetivos, as necessidades formativas dos alunos e nem mesmo a carga horária mínima necessária para que ocorra a qualidade desse ensino. Este estudo monográfico teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes do curso de Pedagogia, que já haviam cursado a disciplina Libras, da Universidade Estadual do Maranhão, frente as suas dificuldades, desafios e perspectivas em relação à disciplina. Para a coleta de dados, utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se conceituar a Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação dos surdos, trazendo recortes sobre os aspectos conceituais, históricos, legais e educacionais destes. Os instrumentos para a coleta de dados foram, entrevistas semiestruturadas realizadas com 30 (trinta) estudantes do curso de Pedagogia, assim, indagou-se sobre a importância da disciplina na formação de professores, sobre as dificuldades encontradas no decorrer da disciplina ministrada, sobre as contribuições que a mesma trouxe para os estudantes, entre outros questionamentos. Para se alcançar os resultados e discussões, utilizou-se o critério de respostas similares no primeiro momento e em seguida respostas contrárias, como meio de identificar nas respostas dos estudantes as questões mais pertinentes sobre o ensino da disciplina Libras na formação docente.
Descrição: 67 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Me. Washington Luís Rocha Coelho.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1218
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIA ANDRÉIA SARAIVA LEITE.pdf685.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.