Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Elenice Rocha Morais | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T20:37:20Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T20:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1217 | - |
dc.description | 59 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Cristina Gomes. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou compreender a importância da interação família e escola no processo de aprendizagem da criança. Essa pesquisa questiona como acontece a participação da família no contexto escolar do educando, pois compreende-se que a vida escolar da criança está vinculada à formação concebida pelos pais. O objetivo geral desse trabalho é analisar como se dá a interação entre a família-escola e como essa interação pode contribuir para o melhor desempenho da criança no seu processo de aprendizagem no Ensino Fundamental do quinto ano. Para tanto, procurou-se compreender a importância dessa parceria entre essas duas instituições sociais para a criança, assim como identificar tanto as formas de participação da família na escola quanto os principais resultados trazidos pela interação família-escola. A pesquisa de campo foi realizada na instituição de ensino UEB Alberto Pinheiro localizada no centro da capital São Luís/MA, cujos sujeitos foram os pais/responsáveis, professores, gestor e aluno. A pesquisa é de caráter qualitativa e de cunho bibliográfico tendo como referencial teórico autores, dentre eles: Nadir Zago (2000;2011;2013) Geraldo Romanelli (2011;2013) Maria Alice Nogueira (2006; 2011;2013), Singly(2007); Aires(1981) Bourdieu (1998), que contribuíram para o aprofundamento da temática. O assunto proposto tem sido muito discutido na atualidade e é relevante para a sociedade, pois acredita-se que a interação da família com a escola é de suma importância para o desenvolvimento do educando no ensino fundamental I. O apoio à cooperação dos pais /responsáveis é de grande valia para o desenvolvimento e desempenho educacional da criança, fazendo assim, com que ocorra uma educação significativa para o aluno. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.title | Família e escola: uma interação necessária no processo de aprendizagem da criança do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 37.064.1 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA FAMILIA E ESCOLA DEFINITIVA.pdf | 730.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.