Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Elenice Rocha Morais-
dc.date.accessioned2020-03-10T20:37:20Z-
dc.date.available2020-03-10T20:37:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1217-
dc.description59 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Cristina Gomes.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou compreender a importância da interação família e escola no processo de aprendizagem da criança. Essa pesquisa questiona como acontece a participação da família no contexto escolar do educando, pois compreende-se que a vida escolar da criança está vinculada à formação concebida pelos pais. O objetivo geral desse trabalho é analisar como se dá a interação entre a família-escola e como essa interação pode contribuir para o melhor desempenho da criança no seu processo de aprendizagem no Ensino Fundamental do quinto ano. Para tanto, procurou-se compreender a importância dessa parceria entre essas duas instituições sociais para a criança, assim como identificar tanto as formas de participação da família na escola quanto os principais resultados trazidos pela interação família-escola. A pesquisa de campo foi realizada na instituição de ensino UEB Alberto Pinheiro localizada no centro da capital São Luís/MA, cujos sujeitos foram os pais/responsáveis, professores, gestor e aluno. A pesquisa é de caráter qualitativa e de cunho bibliográfico tendo como referencial teórico autores, dentre eles: Nadir Zago (2000;2011;2013) Geraldo Romanelli (2011;2013) Maria Alice Nogueira (2006; 2011;2013), Singly(2007); Aires(1981) Bourdieu (1998), que contribuíram para o aprofundamento da temática. O assunto proposto tem sido muito discutido na atualidade e é relevante para a sociedade, pois acredita-se que a interação da família com a escola é de suma importância para o desenvolvimento do educando no ensino fundamental I. O apoio à cooperação dos pais /responsáveis é de grande valia para o desenvolvimento e desempenho educacional da criança, fazendo assim, com que ocorra uma educação significativa para o aluno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleFamília e escola: uma interação necessária no processo de aprendizagem da criança do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 37.064.1-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FAMILIA E ESCOLA DEFINITIVA.pdf730.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.