Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1207
Título: Por uma Educação do Campo: lutas, conquistas e desafios de uma escola da Rede Estadual de Ensino em área de assentamento vinculado ao MST, no município de Lagoa Grande do Maranhão – MA
Autor(es): Bastos, Delsuita
Data do documento: 2019-12-18
Resumo: A Educação do Campo não é uma modalidade de ensino que tem por objetivo apenas repassar conteúdos sem nenhum direcionamento e problematização. Tal proposta educacional visa garantir a produção do conhecimento a partir de saberes, costumes e cultura da comunidade local, instigando a valorização do campo e o rompimento com a concepção de que o mesmo deve ser interpretado como lugar esquecido e atrasado. Essa educação tem princípios educativos que servem como base para a formação humana e possui uma ampla relação com a Pedagogia da Alternância, metodologia que consiste em alternar tempo de estudos na escola e outro em casa/comunidade. O objetivo geral deste projeto é analisar as lutas, as conquista e os desafios enfrentados ao longo do processo de implantação da Educação do Campo na UI Roseli Nunes, situada no assentamento CIGRA, área vinculada ao MST, localizada no município de Lagoa Grande do Maranhão. A pesquisa é considerada um estudo de caso, no qual fez-se uso de uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos sustentados com materiais bibliográficos e documentos. O procedimento adotado foi o contato direto por meio da pesquisa de campo e como técnica utilizou-se entrevistas com roteiros semiestruturados. Com os dados coletados, percebeu-se que apesar dos desafios já enfrentados para que a comunidade local tivesse acesso a uma escola de boa qualidade sem ter que se deslocar para a cidade, ainda há muitas dificuldades a serem superadas, como é o caso da falta de formação continuada dos professores que não é oferecida pelo Estado, a falta de verba para manter as unidades produtivas e instalações físicas adequadas às necessidades do método de ensino. Contudo, as experiências que a Educação do Campo oferece possibilitam a renovação das aspirações dos sujeitos do campo que almejam uma educação de qualidade que corresponda aos seus anseios, sem necessitarem sair do ambiente em que vivem. No mais, tal experiência proporcionou um conhecimento amplo e enriquecedor, respondendo às questões e curiosidades que surgiram no início da graduação sobre a relação existente entre Educação e os movimentos sociais do campo.
Palavras-chave: Educação do campo
Pedagogia da alternância
Princípios educativos
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL. Deusa.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.