Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1133
Título: Biomarcadores em Callinectes danae (Crustacea, Decapoda, Portunoidea) para monitoramento ambiental em áreas portuárias na ilha do Maranhão, Brasil
Autor(es): Lima, Ione Marly Arouche
Data do documento: 2018-01-09
Editor: UEMA
Resumo: No presente estudo, objetivou-se comparar biomarcadores bioquímicos e histológicos em espécimes de Callinectes danae coletados em uma área próximos ao complexo portuárario de São Luís – MA, e uma área de referência localizada no município da Raposa (MA). Os exemplares foram coletados trimestralmente durante o ano de 2017. Os dados de biometria utilizados na análise estatística foram: Largura da Carapaça – LC; – Largura da Carapaça com espinho – LCe; Comprimento da Carapaça- CC; Comprimento do Quelípode Direito – CQD; e Peso - P. As amostras de hepatopâncreas foram homogeneizadas em tampão fosfato e centrifugadas, sendo o sobrenadante utilizado para determinação da atividade enzimática da glutationa-S-transferase (GST) e da catalase (CAT). As brânquias foram desidratadas em uma série crescente de álcoois e incluídas em parafina. Em microscopia de luz, as alterações foram identificadas e quantificadas. Os resultados das análises biométricas indicaram que os siris da área de referência são maiores que os siris da área portuária. Quanto às alterações histológicas observadas, quantificou-se um maior número de lesões branquiais nos espécimes da área portuária. A atividade enzimática da GST nos siris oriundos da área de referência apresentou valores altos na maioria dos períodos de coleta; já na área portuária a atividade da GST nos siris foi nula em todas as coletas, indicando um sistema enzimático exaurido. A atividade da CAT mostrou-se nula na segunda e última coleta da área portuária, enquanto na área de referência a maior atividade foi na segunda coleta do período chuvoso. Os dados biométricos e os resultados dos biomarcadores (bioquímicos e histológicos) indicam que os siris da área portuária estão sofrendo estresse oriundo de impactos provocados por substâncias xenobióticas.
Palavras-chave: Siris
Alterações histológicas
Glutationa-S-Transferase
Catalase
Modelo preditivo
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ione dissertação.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.