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dc.contributor.authorPinto, Arthur Flavio Silva-
dc.date.accessioned2020-01-27T21:28:39Z-
dc.date.available2020-01-27T21:28:39Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1096-
dc.description61 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientadora: Profa. Dra. Marivania Leonor Souza Furtado.  pt_BR
dc.description.abstractO Tambor de mina é a religião afro–brasileira característica no Estado do Maranhão em especial na capital do estado, São Luís. É uma religião caracterizada pelo transe ou possessão de entidades que descem geralmente em festas ou rituais. Em São luís percebe-se um grande contingente de Terreiros de Mina, tendo inclusive uma das casas mais antigas de culto afrobrasileiro do País, a “casa das minas”. Dentre esses terreiros essa monografia trará um estudo sobre o Terreiro Ilê Assê Ossum Navê Chefiado pelo Pai de Santo Junior de Navê. O terreiro de Ossum Navê Situa-se no Bairro Santa Clara na região periférica da cidade de São Luís. Aqui tratarei de apresentar os rituais e festas realizados nesse terreiro. Toques que celebram entidades que estão ligados ao tambor de mina de rito Nagô, Jeje e Yorubá. Assim como festas que a exemplo da festa de aniversário do terreiro festejam todas as entidades que ali descem, compreendendo as vezes cinco dias de festas, bem como festas que historicamente dialogaram com o ambiente religioso Maranhense mais vasto (Religião cristã e Ameríndias) como a Festa do divino espirito Santo e toques de Curas realizados no Terreiro. Desta forma utilizarei de algumas discussões conceituais para melhor compreender a realidade dada. Dentre essas discussões a que se apresenta de antemão é a referida ao conceito de Religião, partindo de um pressuposto teórico encontrado em Durkheim (2006) de que não existe religião falsa, todas correspondem a determinadas compreensão de realidade. Também se fará necessário a discussão, conceitual e metodológica sobre a etnografia, recurso e conceito presente neste trabalho, portanto, sendo viável a discussão de como se deu o processo conceitual e metodológico deste conceito nas Ciências Sociais, bem como a aplicação deste conceito e método nas pesquisas sobre religiões Afro-brasileira.Com o intuito de alcançar tais objetivos, farei uso da “descrição densa”, ferramenta teórico-metodológica que consiste na interpretação e compreensão da realidade através dos significados dado pelos “nativos’ à suas ações e símbolos proposta pelo Antropólogo Clifford Geertz(2008). Para isso amparei-me em técnicas e coletas de dados especificas. A observação em “lócus” nas festas e rituais ocorridos no terreiro de Ossum Navê, bem como faço uso de fotografias entrevistas para auxiliar a compreensão da realidade no meu “estar lá”.  pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReligião afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectReligião Afro-maranhensept_BR
dc.subjectTambor de Minapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian religion-
dc.subjectEthnography-
dc.subjectAfro-Maranhense religion-
dc.subjectMine Drum-
dc.titleIlê Assé Ossum Navê: etnografia de um terreiro afro-maranhensept_BR
dc.title.alternativeIlê Assé Ossum Navê: ethnography of an Afro-Maranhense terreiro-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 39:259.4(812.1)-
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

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