Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1091
Título: Diagnóstico educativo sobre a Brucelose: Nível de conhecimento dos produtores rurais dos municípios de Arari e Vitória do Mearim, Maranhão
Autor(es): Oliveira, Jucielly Campos de
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT, instituído em 2001 e recentemente revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 03 de março de 2017, tem exigido dos estados o desenvolvimento de atividades que possam reduzir a prevalência e incidência dessas doenças. Como medidas sanitárias compulsórias o programa preconiza a vacinação de bezerras entre 3 e 8 meses de idade contra brucelose e o controle de trânsito. No estado do Maranhão, não diferente do restante do país, ações educativas têm sido trabalhadas buscando intensificar e melhorar as campanhas que envolvem a vacinação contra brucelose, que apesar de toda normativa legal, ainda necessita, ter essa atividade melhorada no estado. A pesquisa foi desenvolvida nos municípios de Arari e Vitória do Mearim, com aplicação de questionários do tipo entrevista estruturada, que abordou dos produtores rurais entrevistados, aspectos como: grau de conhecimento sobre Brucelose, as necessidades para cumprimento da legislação referente à vacinação, as condutas e as atitudes dos profissionais responsáveis pela execução, fornecendo dessa forma à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), identificar os entraves, as principais dificuldades, e possíveis soluções para um melhor desempenho do PNCEBT. Dos 230 questionários aplicados, os resultados demonstraram claramente o papel do produtor rural em reconhecer a obrigatoriedade da vacinação das fêmeas com idade entre 03 a 08 meses contra brucelose como um processo automático imposto pela Aged, sem identificar a doença como uma zoonose, seus riscos, sintomas e os prejuízos causados por ela. Dados estes que se fossem conhecidos justificariam para o produtor a exigência da vacinação como prevenção e como medida sanitária de controle. Todos estes resultados demonstraram a necessidade em intensificar as ações de educação sanitária, de forma a se despertar nos produtores rurais o interesse na defesa sanitária da brucelose.
Palavras-chave: Brucelose
Educação sanitária
Produtor rural
Vacinação
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Jucielly_MPDSA(1)_1 - PDF A.pdf21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.