Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Vinicius Guilherme Ribas de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T20:39:57Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T20:39:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1082 | - |
dc.description | 63 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Dr. Reinaldo de Jesus da Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os métodos de ensino estão em constante evolução, pesquisadores dessa área buscam sempre novas metodologias e conceitos para melhorar e auxiliar o processo de aprendizagem. Uma dessas novas ferramentas é a utilização de jogos digitais educativos vinculados ao processo de ensino-aprendizagem para tornar o ensino mais divertido, entretanto, todo o processo de concepção precisa estruturar o aprendizado a partir de marcações intermediárias embasadas em cada ciência ligada às disciplinas, pedagogia e psicologia, desenvolvendo o cognitivo a partir de cada etapa vivida e compartilhada no jogo. Neste trabalho foram utilizados conceitos pedagógicos, aliado com técnicas de modelagem para definir a arquitetura do sistema e desenvolver um protótipo do jogo “Tabuada no Espaço” em celulares com o sistema operacional Android. Esse jogo tem o objetivo de auxiliar no aprendizado de operações aritméticas dos tipos: adição, subtração, multiplicação e divisão, voltado para crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Para validar o protótipo desenvolvido, foram realizados testes com professores, possibilitando verificar que o aplicativo tem bons resultados nos quesitos de adaptação, diversão e engajamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Application | - |
dc.subject | Elementary School | - |
dc.subject | Learning | - |
dc.subject | Games | - |
dc.title | Tabuada no espaço: desenvolvimento de um jogo digital educativo para dispositivos móveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Multiplication table in space: development of an educational digital game for mobile devices | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 519.837:37.018.43 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Vinicius Guilherme Ribas de Oliveira PDF-A.pdf | 15.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.