Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1074
Título: Classificação de potabilidade de água em criação avícola através de indicadores de contaminação fecal (Escherichia coli, coliformes totais e enterococos)
Autor(es): Almeida, Jéssica Patrícia Teixeira
Palavras-chave: Qualidade microbiológica
Aves
Consumo animal
Micro-organismos indicadores
Data do documento: 2018
Resumo: A qualidade da água para consumo animal é um fator importante que deve ser considerado para o sucesso das atividades produtivas. A água sem critérios de qualidade pode veicular microorganismos patogênicos e substâncias tóxicas prejudiciais para a saúde das aves. Este trabalho teve o objetivo de classificar a potabilidade da água em uma criação avícola através de indicadores de contaminação fecal (Escherichia coli, coliformes totais e Enterococos). Para isso, o estudo foi realizado em uma granja avícola localizada no Município de São Luís – MA onde foram realizadas coletas de 22 amostras de água para realização das analises microbiológicas por meio do ensaio cromogênico enzimático. Desta forma, esse estudo procurou levantar os indicadores de potabilidade que permitiram comparar a diferença entre parâmetros utilizados para caracterizar água de uso animal e os parâmetros utilizados para água de consumo humano. Pode-se constatar a quantificação de coliformes totais (n=20/22; 90,90%); E. coli (n=12/22; 54,54%) e, enterococos (45,45%; n=10/22) nas amostras analisadas. Com base nos resultados, verificou-se a tolerância brasileira com tais indicadores para a água de consumo animal e uma necessidade de atualização da legislação vigente. Conclui-se que a identificação dos indicadores avaliados no estudo aponta para um desequilíbrio que pode levar a ocorrência de doenças. A água potável, recomendada ao consumo humano, deve ser a mesma oferecida às aves e monitorada periodicamente, para garantir a prevenção de enfermidades, entre elas as gastrintestinais.
Descrição: 43 f. Monografia (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. DSc. Nancyleni Pinto Chaves Bezerra.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1074
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ZOOTECNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Jéssica Definitivo.pdf533.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.