Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1062
Título: Avaliação do conhecimento dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas de São Luís sobre o controle de zoonoses
Autor(es): Rocha, Beatriz Rodrigues
Data do documento: 2017-06-28
Resumo: A educação em saúde é uma ferramenta bastante eficaz para transmitir conhecimento para crianças e adolescentes. O objetivo deste projeto foi proporcionar aos alunos do ensino fundamental de quatro escolas públicas do município de São Luís- MA, informações básicas acerca da prevenção de zoonoses e a importância do médico veterinário no controle destas. O mesmo se deu por meio de palestras, aplicação de questionários e distribuição de folders informativos, onde participaram um total de 126 alunos do 5° ao 8° ano. Os resultados obtidos demonstraram que antes das palestras poucos alunos conheciam as zoonoses e suas formas de transmissão e posteriormente a elas, esse número aumentou significativamente. Conclui-se então que o sistema educacional é falho com relação à abordagem de educação em saúde e esse problema é mitigado com o desenvolvimento de trabalhos como este, o que se comprova quando se faz a comparação entre os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas abordados e o conhecimento após as palestras.
Palavras-chave: Saúde pública
Educação
Zoonoses
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA-BEATRIZ ROCHA.pdf882.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.