Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1054
Título: Importância do manejo alimentar adequado e levantamento diagnóstico de obesidade em cães atendidos no Hospital Veterinário Universitário da UEMA
Autor(es): Silva, Ítalo Marcelo Reis
Data do documento: 2017-06-28
Resumo: Uma alimentação desregulada pode acarretar em uma série de distúrbios decorrente do desequilíbrio nutricional proveniente do manejo alimentar inadequado. Dentre os diversos problemas relacionados a má nutrição de cães e gatos, a obesidade é um dos mais frequentes e importantes, pois tem se transformando em um dos grandes desafios dos nutricionistas e pesquisadores no século XXI, pois este número é crescente. Com base neste cenário, este projeto foi desenvolvido afim de ressaltar a importância do manejo alimentar adequado e fazer um levantamento diagnóstico do número de cães obesos atendidos no hospital veterinário universitário da Universidade Estadual do Maranhão-HVU-UEMA, “Francisco Edilberto Uchoa Lopes”. Elaborou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas finalizando com uma amostra de 51 tutores entrevistados e o mesmo número para animais avaliados quanto ao escore de condição corporal (ECC) segundo o método de Laflamme e características sobre os hábitos alimentares e demais fatores relacionados ao manejo nutricional. Foi traçado um perfil dos tutores e dos animais atendidos com base no levantamento de dados extraídos a partir do questionário e consecutivamente, foi feita uma correlação entre os resultados e o cenário atual, bem como intervenções e propostas aos tutores sobre boas práticas de manejo alimentar adequado com seus animais afim de promover melhorias no bem-estar e qualidade de vida dos pets.  
Palavras-chave: Alimentação
Manejo
Obesidade
Bem-estar
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA- ITALO M R SILVA.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.