Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1046
Título: Condições Higienicossanitárias na comercialização de produtos de origem animal em feira e mercado localizados no município de Bacabal - MA
Autor(es): Parga, Thaynan Karolinne de Araújo
Data do documento: 2017
Resumo: Atualmente, existe uma grande preocupação sobre a qualidade de vida, considerando que a sociedade vem buscando alimentos que possuem qualidade nutricional e de procedência adequada, obtendo uma segurança alimentar e evitando contrair Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). As feiras livres e mercados são espaços com uma enorme diversidade de produtos, com diferentes preços comparados aos supermercados, e acabam atraindo o consumidor, porém tendem a ter irregularidades, que estão relacionadas à ausência de higiene dos manipuladores, nos estabelecimentos, equipamentos, utensílios, armazenamento e acondicionamento, e esses problemas põem em riscos as atividades das feiras, e acabam indo de encontro a Legislação Sanitária (ANVISA). Esta pesquisa teve como objetivo abordar as condições higienicossanitárias dos produtos de origem animal em uma feira e um mercado no município de Bacabal-MA. Foram aplicados checklist baseado na RDC nº 216 de 2004 e, na Portaria SVS/MS n° 326 de 1997, ambas da ANVISA, preferencialmente em pontos que comercializavam carnes vermelhas e pescado. Logo após os dados das situações encontradas foram analisados. Os resultados obtidos demonstraram que os locais possuíam diversos problemas em relação às condições físicas, higiênicas, além da má conservação e armazenamento dos produtos de origem animal. Deixando clara as falhas apresentadas pelo mercado e a feira, sendo necessário investimentos por parte do poder público, de reformas nas instalações, acompanhamento de profissionais, treinamento aos manipuladores, implantação das Boas Práticas de Manipulação (BPM), bem como planos para redução de acidentes e incidentes e métodos preventivos para evitar as intoxicações alimentares. 
Palavras-chave: Condições higienicossanitárias
Feira
Mercado
Produtos de origem animal
Checklist
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.