Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1045
Título: Uso do açúcar demerara como tratamento de feridas em animais atendidos no Hospital Veterinário Universitário Francisco Edilberto Uchôa Lopes
Autor(es): Abreu, Priscila dos Santos Galvão
Data do documento: 2017-06-28
Resumo: As feridas são frequentes na rotina da clínica veterinária e em sua maioria são decorrentes de traumas, isso se dá pela variedade de agentes lesivos e a grande extensão da pele. Atualmente, vários são os medicamentos utilizados no tratamento delas. Entretanto, devido a essa grande quantidade e a resistência bacteriológica alguns profissionais da saúde ficam em dúvidas na escolha de tal, pensando nisso indica-se o uso de métodos que já foram testados de forma empírica, e um deles é o uso do açúcar granulado, seu uso associado à medicamentos tópicos, no tratamento de feridas é comum na rotina veterinária. Este trabalho tem o objetivo de acompanhar a ação cicatrizante do açúcar demerara, como método alternativo no processo cicatricial de feridas, em animais atendidos no Hospital Veterinário Universitário Francisco Edilberto Uchôa Lopes. Para tal, foram tratados 13 animais com um total de 20 feridas, onde foi realizado a tricotomia da área afetada, limpeza com soro fisiológico e aplicação do açúcar granulado no leito da lesão. Além disso, foi tirado fotografias e mensurações das lesões para acompanhar a evolução cicatricial. Sendo indicado o uso de colar elizabetano e repetição do curativo duas vezes ao dia, em domicílio. Os animais obtiveram um tempo de cicatrização de 14 a 23 dias, pois as feridas variaram em diferentes tamanhos.
Palavras-chave: Ferida
Cicatrização
Curativo
Tratamento
Açúcar demerara
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia definitiva.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.