Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1040
Título: Avaliação do status sanitário em relação a Peste Suína Clássica através de diagnóstico sorológico (ELISA) em abatedouros do Estado do Maranhão, Brasil
Autor(es): Barros, Ellis de Sousa
Data do documento: 2017
Resumo: A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença de notificação obrigatória, causada por um vírus do gênero Pestivirus. Atinge suídeos de todas as idades e possui um alto poder de disseminação e contagiosidade. Os animais infectados apresentam quadros hemorrágicos, distúrbios reprodutivos e problemas no crescimento, causando altos impactos econômicos na suinocultura. A doença possui alta variabilidade de sinais clínicos, impossibilitando o diagnóstico sem o auxílio de exames laboratoriais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo conhecer a frequência viral do vírus da PSC no Estado do Maranhão, além de fornecer subsídios para fundamentar políticas públicas de erradicação da doença. Para tanto, foram colhidas 300 amostras de sangue, em abatedouros com serviço oficial de inspeção e 300 em abatedouros sem inspeção. As coletas foram realizadas na linha de abate, devidamente armazenadas até o momento da realização de teste sorológico imunoenzimático (ELISA), utilizandose kit comercial. Todas as amostras foram não reagentes ao teste. 
Palavras-chave: Suíno
Diagnóstico
Peste Suína Clássica
Aparece nas coleções:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - CAMPUS São Bento - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.