Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1038
Título: Avaliação sorológica para detecção de anticorpos anti-Leishmania sp. em gatos de uma área endêmica para leishmaniose visceral
Autor(es): Moreno, Brenda Fernanda Sodré
Data do documento: 2017
Resumo: As leishmanioses são doenças de grande impacto na saúde pública e de importância mundial que acomete o homem, animais silvestres e domésticos, sendo transmitida por flebotomíneos do gênero Lutzomyia e Phlebotomus, e tendo o cão como o seu principal reservatório doméstico. Contudo, nos últimos anos, têm-se observado o aumento do número de casos de leishmaniose em gatos provenientes de áreas endêmicas, sugerindo que esta espécie já não pode ser considerada um hospedeiro acidental de Leishmania sp. O presente estudo teve como objetivo investigar a ocorrência da exposição por Leishmania sp. em gatos de uma área endêmica para leishmaniose visceral e sua associação com fatores de risco, a fim de conhecer o papel dos gatos como um reservatório do parasita nessa área. Foram amostrados 80 gatos provenientes do município de São Luís – MA, sendo estes avaliados por meio de exame clínico, pesquisa de anticorpos anti-Leishmania sp., através da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) e aplicação de questionários aos proprietários. Do total de gatos amostrados, 21 (26,25%) foram soropositivos para Leishmania sp., com títulos que variaram de 40 a 2560. As variáveis que se mostram estatisticamente significativas com a soropositividade dos gatos deste estudo foram o acesso à rua, a castração, o manejo ambiental e a coabitação com cães positivos para leishmaniose. Dessa forma, levando-se em consideração a ocorrência de Leishmania sp. em gatos detectados neste estudo, faz-se necessário alertar a comunidade veterinária de que a leishmaniose felina é um diagnóstico diferencial a ser levado em consideração na avaliação clínica de um gato e que é fundamental a adoção de medidas profiláticas para preservar a saúde animal e a saúde pública.
Palavras-chave: Leishmaniose felina
Sorologia
São Luís
Maranhão
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA BRENDA - ÚLTIMA VERSÃO - PÓS CORREÇÕES DA BANCA.pdf394.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.