Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1036
Título: Ocorrência de infecção pelo vírus da Diarreia Viral Bovina em fêmeas de corte destinadas ao abate
Autor(es): Sousa, Leandro Henrique Veiga de
Palavras-chave: BVDV
Matadouro
ELISA
Data do documento: 30-Jun-2017
Resumo: O vírus da diarreia viral bovina (BVDV) é caracterizado como um dos principais patógenos que promovem perdas significativas à bovinocultura de corte e leite em todo o mundo e, por isso, é considerado um dos vírus mais importantes que acometem bovinos. A infecção pelo BVDV pode resultar em grande variabilidade de síndromes clínicas que incluem doença reprodutiva, respiratória ou digestiva, ocorre em muitos rebanhos bovinos causando prejuízos econômicos sem despertar qualquer suspeita do proprietário ou do médico veterinário. O presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de infecção pelo vírus da diarreia viral bovinaem fêmeas bovinas de corte destinadas ao abate em um matadouro sob inspeção federal no estado do Maranhão. Foi realizada a coleta de sangue de trezentos e sessenta e oito bovinos fêmeas em um matadouro sob inspeção federal localizado na cidade de Timon no estado do Maranhão. Dentre os resultados obtidos 65% (239) amostras foram reagentes para BVDV. Com base nos resultados pode-se chegar à conclusão de que há presença de anticorpos para o vírus da diarreia viral bovina nos rebanhos avaliados.  
Descrição: 38 f. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Dr. Helder de Moraes Pereira.  
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1036
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE MEDICINA VETERINÁRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRO VEIGA - TCC DEFINITIVO.pdf690.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.