Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1025
Título: Adição da melatonina em diferentes concentrações sobre produção in vitro de embriões bovinos
Autor(es): Amaral, Brenda Karine Lima do
Palavras-chave: Bovinos
Melatonina
Produção in vitro
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da melatonina sobre aspectos morfológicos da maturação dos complexos cumulus-oócito (CCOs) e na produção in vitro de embriões bovinos. O experimento foi conduzido no Laboratório de Reprodução Animal da Universidade Estadual do Maranhão. Foram utilizados cerca de 100 CCOs viáveis que foram distribuídos entre os tratamentos 0, 10-1, 10-3 e 10-5 μM de Melatonina. O experimento foi dividido em duas fases, onde a primeira avaliou o efeito de diferentes concentrações de melatonina (tratamentos) sobre a taxa de maturação dos CCOs, e a segunda verificou o efeito dos tratamentos com melatonina sobre a produção in vitro de embriões bovinos. Os CCOs foram classificados de acordo com a qualidade morfológica em Graus I, II, III e IV. O delineamento foi inteiramente ao acaso com quatro tratamentos em 100 repetições e as variáveis estudadas foram comparadas pelo teste do χ2, para P < 0,05. Na primeira fase a taxa de maturação dos CCOs cultivados in vitro não houve diferença entre os tratamentos (P<0,05). Na segunda fase a taxa de clivagem e desenvolvimento embrionário não houve diferença entre os tratamentos (P<0,05). Entretanto, quanto a taxa de blastocisto, o grupo tratado com melatonina na concentração 10-5 μM foi estatisticamente superior (P<0,05) aos demais grupos em estudo. Dessa forma, a suplementação da melatonina no meio de maturação in vitro não evidenciou melhoras na taxa de maturação dos CCOs cultivados assim como da mesma forma não evidenciou melhoras na taxa de clivagem e desenvolvimento embrionário, entretanto mostrou-se eficiente na produção de blastocistos de embriões produzidos in vitro.
Descrição: 46 f. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Dr. Felipe de Jesus Moraes Júnior.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1025
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE MEDICINA VETERINÁRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CORRIGIDA BKL - FJRdocx.pdf805.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.