Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1022
Título: Gerenciamento de projetos no setor ferroviário: monitoramento e controle na correção geométrica da Estrada de Ferro Carajás
Autor(es): Aguiar, Ana Luiza Silva
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos
Monitoramento
Controle
Correção geométrica
Data do documento: 8-Jul-2019
Resumo: Nos últimos anos, o mercado está exigindo das empresas a busca por inovação, qualidade de produtos e vantagem competitiva, em um menor tempo possível. Essa condição faz com que as empresas desembolsem uma atenção especial à execução de projetos. O uso de metodologias de gerenciamento é uma prática já conhecida nas organizações, dentre elas destaca-se o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que serve como um guia de ferramentas e técnicas utilizadas para a melhoria contínua dos processos e máxima eficiência do projeto. Dentre essa metodologia faz-se presente o grupo de Monitoramento e Controle, responsável por acompanhar todo o ciclo de vida do projeto, verificando e controlando as atividades, bem como analisando seu desempenho. Com base no exposto, o presente trabalho filtrou-se em apresentar o monitoramento e controle de áreas de conhecimento específicas como escopo, cronograma, custo e qualidade; áreas estas consideradas diretrizes principais para o sucesso de um projeto. Assim, devido ainda a atual importância e futura expansão do setor ferroviário, o presente trabalho tem como proposta apresentar a teoria de gerenciamento de projetos e os métodos de controle aplicados na obra de Correção Geométrica da Estrada de Ferro Carajás. Dando continuidade, além de analisar as metodologias existentes na obra como o controle do escopo, custo, cronograma e qualidade, propomos práticas baseadas no PMBOK que possam ser empregadas ao projeto, de forma a complementar o processo atual e com o intuito de maximizar da eficiência do projeto de correção, bem como servir de exemplo para os demais serviços ferroviários e de outros modais de transporte.
Descrição: 90 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Jorge Creso Cutrim Demétrio.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1022
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LUÍZA SILVA AGUIAR.pdf3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.