Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Ana Regina de Araujo-
dc.date.accessioned2023-04-05T20:20:28Z-
dc.date.available2023-04-05T20:20:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.otherCDU: D 37.064-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1771-
dc.description135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Íris Maria Ribeiro Portopt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de dissertação foi elaborado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, intitulado O Lugar do Afeto na Gestão Escolar: Um Estudo Sobre a Interface Entre Afetividade, Aprendizagem e Gestão. Trata se de uma abordagem reflexiva sobre a interação social e as relações de afeto que acontecem na escola sob a perspectiva da gestão escolar, repensando assim, a concepção predominante de gestão escolar administrativa desassociada dos aspectos emocionais. Tem como principal objetivo avaliar a importância do afeto na gestão escolar como ferramenta na melhoria das relações humanas no ambiente escolar bem como no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa tem como campo empírico duas escolas do Polo 3 da Unidade Regional de Educação em São Luís da Rede Estadual de Ensino SEDUC Maranhão. Para o desenvolvimento deste trabalho, o método que emprestou as lentes para fazer as diversas leituras para entender história e contradição relacionadas ao tema, foi o Histórico-Dialético. A pesquisa segundo os objetivos é do tipo Descritiva (GIL, 2000). Segundo o método de coleta de dados, é de Levantamento. Quanto à relação pesquisador/participante, é Qualitativa e utiliza os procedimentos de análise de conteúdos nessa perspectiva. Como instrumentos de coletas de dados, utiliza entrevista, questionário, formulários e observação. A entrevista semiestruturada foi realizada nas duas modalidades online e presencial nas escolas selecionadas. A contextualização teórica está fundamentada na contribuição dos seguintes autores: Wallon (1986), Vygotsky (1984), Paro (2012,2015,2018), Luck (2004,2007,2008,2009) Freire (1987) e de outros que contemplam suas falas. Apresenta como resultado a constatação das contribuições do afeto na prática da gestão escolar como ferramenta de apoio na busca de um ambiente escolar equitativo e propício ao desenvolvimento das relações humanas e da aprendizagem. Conclui que apesar do reconhecimento da afetividade como fator decisivo para as relações educacionais em todos os campos, há necessidade de ampliar as discussões referentes à temática para que seja desenvolvido uma prática que desça do nível da informação para a aplicação no ambiente educacionalpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAffection-
dc.subjectLearning-
dc.subjectHuman relations-
dc.subjectSchool management-
dc.titleO lugar do afeto na gestão escolar: um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestãopt_BR
dc.title.alternativeThe place of affection in school management: a study on the interface between affectivity, learning and management-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Regina_1 - PDF A.pdf4.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.