Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cássia Teixeira-
dc.contributor.authorSantos, Daniela de Lima-
dc.date.accessioned2023-02-03T14:29:37Z-
dc.date.available2023-02-03T14:29:37Z-
dc.date.issued2023-01-01-
dc.identifier.otherCDU: M 37.016:581-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1706-
dc.descriptionSILVA, Cássia Teixeira.; SANTOS, Daniela de Lima. Práticas experimentais como estratégia para o ensino de Botânica no ensino médio. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1706pt_BR
dc.description.abstractDentre as diversas áreas da Biologia, a Botânica está entre as que apresentam maior dificuldade de assimilação de conteúdos. Destacam-se, dentre suas causas, o desinteresse dos alunos pelo tema, a falta de aulas práticas e de materiais didáticos facilitadores, perpassando também por deficiências na formação docente. Este estudo objetivou avaliar a importância da implementação de práticas experimentais no ensino de Botânica, de maneira a facilitar a assimilação dos conteúdos por alunos do Ensino Médio, tornando a aprendizagem significativa. O presente estudo foi realizado no Município de Zé Doca, em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma Estadual e outra Federal. Um questionário diagnóstico foi aplicado inicialmente com o intuito de verificar quais os temas de maior dificuldade entre os alunos. A partir dos resultados obtidos, foram realizadas aulas práticas para consolidação dos temas e do processo ensino-aprendizagem. A análise dos resultados selecionados evidenciou que a utilização de metodologias diferenciadas, que fogem do tradicional, aumenta o engajamento e o interesse dos alunos em relação à botânica, além de facilitar a aquisição e compreensão de conhecimentos botânicos. Considera-se que a mudança no processo de ensino da Botânica pode refletir positivamente na aprendizagem dos alunospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
dc.titlePráticas experimentais como estratégia para o ensino de Botânica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeExperimental practices as a strategy for teaching Botany in high school-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CASSIA; DANIELA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UEMA CAMPUS ZÉ DOCA 2023.pdfPDF - A641.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.