Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1632
Título: Tecnologia assisitiva para ensino de matemática para surdos: o uso de Tangram como ferramenta didática
Autor(es): Passos, Emanuelle Cardoso; Silva, Karlene Farias; Silva, Luana Diniz da
Data do documento: 2022-08-10
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de aproximar o aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, trabalho foi planejado com o propósito de promover o ensino de triângulos para surdos de forma mais atrativa, usando como metodologia educacional um jogo online. Para isso, escolhemos desenvolver três sequências didáticas sobre o conteúdo de triângulos, utilizando o tangram e jogos on-line como tecnologia assistiva (TA). O tangram é um quebra-cabeça chinês, um jogo onde tem por composição sete peças, que por sua vez são formas geométricas distintas, que auxilia os alunos a aprenderem de forma prazerosa e criativa. Analisamos também o panorama da educação inclusiva e bilíngue no Brasil para adequar as estratégias a visualidade cultural das pessoas com surdez. A pesquisa foi bibliográfica da qual apresentamos uma proposta pedagógica para alunos surdos do ensino fundamental, que poderá ser aplicada tanto numa escola bilíngue quanto numa escola inclusiva. A proposta contém uma oficina de Tangram com uso de sequências didáticas abordando as formas geométricas, conceito, classificação e semelhança de triângulos, tudo baseado na aplicação do tangram com o uso de TA. Os jogos on-line foram usados como tecnologia assistiva com a finalidade de alcançar bons resultados não só para alunos surdos, mas também para as dificuldades em aprender temas específicos da matemática. O trabalho é fundamentado nos autores: (CAMPELO e REZENDE, 2014); (CAPOVILLA, 2000); (GIOVANNI e CASTRUCCI, 2018); (LOPES e VEIGA-NETO, 2011) e (LUCAS, 2010).
Palavras-chave: Tecnologia assistiva
Matemática
Educação de surdos
Tangram
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia-TCC-Emanuelle_Karlene_Luana (1).pdf2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.