Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1591
Título: Quando leões contam histórias: contos como recurso didático para o ensino de História e Cultura Africana
Autor(es): Pereira, Joyce Oliveira
Data do documento: 2020-07-14
Editor: UEMA
Resumo: O ensino de história é perpassado pela historiografia ocidental que produziu de lugares de memória em consonância aos seus escritores, europeus, e também com os povos que vieram a manter contato com estes. No que diz respeito à produção de identidades individuais e coletivas afirmou posições políticas de dominação e subordinação desde o século XVIII, incidindo diretamente na fabricação de imaginários sociais. Este trabalho busca compreender o processamento das historicidades de povos de África Ocidental através de contos levando em consideração a escrita de um conhecimento histórico que corresponda à superfície social onde essas narrativas foram produzidas numa proposta de abordagem decolonial. Utilizar-se-á como metodologia a História Cultural para a análise das evidências presentes nas narrativas de como os africanos construíram seus repertórios de representação social (CHARTIER, 2002). Essa digressão teórica teve como resultado o produto didático “Mate Masie: cinco contos de África” que conjuga orientações historiográficas, pedagógicas e metodológicas voltadas para docentes da disciplina de história nos anos finais.
Palavras-chave: Ensino de história
Contos
África Ocidental
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃOJOYCEOLIVEIRAPEREIRAFINAL.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoJoyceOliveiraPereiraFinal.pdf4.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.