Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1574
Título: O caixeiro viajante como propulsor do comércio ambulante durante o apogeu da Parnaíba enquanto principal centro econômico do Piauí
Autor(es): Vieira Filho, Antônio Lopes
Data do documento: 2020-06-30
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar um breve panorama acerca da economia piauiense em meados do fim do século XIX e das primeiras décadas do século XX. O destaque vai para o município de Parnaíba, localizado ao norte do estado, como o “celeiro” das grandes empresas de importação e exportação, que propiciaram o crescimento econômico no período levando o referido município à condição de principal centro econômico do Piauí. A pesquisa traz os fatores que contribuíram inicialmente para a chamada estagnação econômica, bem como aqueles que posteriormente teriam sido favoráveis ao seu crescimento. Dentro desse cenário de efervescente ascensão econômica, podemos constatar alguns elementos que corroboraram para a consolidação deste período que, outrora, reluziu em Parnaíba os seus aspectos político, econômico, cultural e social. Dentre estes elementos, destacamos a figura peculiar do caixeiro viajante, objeto de pesquisa desta dissertação. Por meio dos estudos empreendidos, objetivando mensurar o grau de participação desse sujeito enquanto “ser comerciante” na expansão do comércio atacadista do município de Parnaíba e adjacências, podemos compreender o quão o referido elemento colaborou para o progresso, a partir de uma visão da época, e para o desenvolvimento político, econômico, cultural e social do estado do Piauí, ressaltando a sua atuação no cenário parnaibano. Como resultado dos estudos aqui empreendidos, elencamos a trajetória de vida de alguns desses personagens que começaram a sua história como caixeiros viajantes, venceram todos os percalços que o tempo lhes propiciou e, hoje, tornaram-se empresários dos ramos varejista e atacadista, gerando emprego e renda para centenas de famílias, dentro e fora do estado. Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que, dentro do contexto histórico espacial e temporal abordados nesta pesquisa científica, o referido caixeiro viajante (vendedor pracista, “cometa” ou qualquer outro codinome que tenha recebido) desempenhou o papel de protagonista no cinema, no teatro, na literatura e na vida real, fosse nos grandes centros urbanos ou nas distantes praças por onde passou.
Palavras-chave: Ensino de história
Economia
Parnaíba
Caixeiro viajante
Comércio ambulante
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.