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Título: As obras de Monteiro Lobato como incentivo à leitura e interpretação de textos em sala de aula: uma pesquisa realizada com professores de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): The works of Monteiro Lobato as an incentive to reading and interpreting texts in the classroom: a survey carried out with Portuguese language teachers in elementary school in the final years
Autor(es): Santos, Aline da Silva Lino dos
Jesus, Iranilde da Silva de
Araújo, Renata da Silva
Data do documento: 2022-08-02
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa propôs um estudo sobre a leitura e interpretação de texto a partir das contribuições das obras de Monteiro Lobato no contexto de sala de aula. Dessa forma, seu objetivo geral foi descrever e discutir aspectos pedagógicos da literatura de Monteiro Lobato para uso em sala de aula como estratégia de incentivo à leitura e, consequentemente, a interpretação de textos. A pesquisa apresenta a metodologia descritiva e exploratória de natureza qualitativa, analisando ideias e entendimentos de autores que se dedicaram a refletir sobre a temática em questão, e exploratória, por aproximar o pesquisador do objeto a ser pesquisado, utilizando-se de sondagens que aprofundam o olhar investigativo. Para compor o corpo estrutural do estudo e responder ao objeto investigado, a pesquisa contou com uma investigação junto a professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma determinada escola de ensino público municipal, localizada na cidade de Zé Doca - MA. Diante das variedades literárias existentes no universo infantil, esta inquirição buscou saber dos docentes pesquisados como eles trabalham a literatura infantil nas aulas de Língua Portuguesa amparada nos ideais de Monteiro Lobato. A numerosa extensão de obras que este autor produziu, ao longo de sua vida, proporciona muito mais do que o marco para este estilo literário, mas também os avanços para as escolas usarem como recursos de incentivo à leitura e interpretação. Sabendo disso, esta investigação conta com um questionário aplicado a oito professores do nível de ensino mencionado acima, onde afirmam que além de usarem nas salas aulas como incentivo à leitura, explanam as contribuições sociais e culturais presentes nas obras desse grande escritor brasileiro. Após o questionário de caráter qualitativo, mostramos concepções de autores e críticos literários para enfatizar a base central de toda as afirmações, críticas e declarações através das obras aqui presentes. Como resultados preliminares, tem-se a concepção de que as obras lobatianas, quando assumem um caráter pedagógico e de base literária, possue um papel de extrema importância no desenvolvimento da leitura e da interpretação crítica, contextualizada e significativa, fazendo usufruto da função social que a leitura exerce na vida cidadã e na sociedade.
Palavras-chave: Leitura
Interpretação
Literatura infantil
Monteiro Lobato
Reading
Interpretation
Children's literature
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

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