Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Elziane de Oliveira-
dc.contributor.authorCosta, Pollyanna Rodrigues Carvalho-
dc.date.accessioned2022-09-13T18:19:07Z-
dc.date.available2022-09-13T18:19:07Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.otherCDU: M 811.134.3:373.5.018:43-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1458-
dc.description48 f. Monografia. (Graduação em Letras Licenciatura) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca,Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2022. Orientadora: Profa. Esp. Andreza Luana Silva Barros.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo faz referência ao uso da rede social Instagram como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa entre alunos do ensino médio. Dessa forma, o seu objetivo geral foi investigar as potencialidades do uso do Instagram como recurso didático no ensino da gramática com os alunos do ensino médio. Com o intuito de aprimorar e adequar professores e alunos com a nova era tecnológica. A partir da observação do uso efetivo da internet pelos jovens e a presença de uma quantidade significativa deles na rede social Instagram, viu-se a necessidade do estudo do uso dessa plataforma para fins educativos. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica em busca de teorias que poderiam direcionar este estudo. O trabalho de teóricos como Moura Neves e Castells foram de grande relevância para o acontecimento deste trabalho assim como o de Raquel Recueiro. Na pesquisa de campo aplicou se um questionário para identificar o grau de interesse dos alunos do ensino médio em usar essa ferramenta com fins pedagógicos e como fonte de pesquisa e de estudos. Em seguida criou-se uma página nesse aplicativo para comprovar a eficácia do uso de suas ferramentas no ensino de Língua Portuguesa. Os resultados dessa pesquisa contribuíram para evidenciar as reais possibilidades do uso da rede social instagram como ferramenta de apoio em sala de aula e a utilização dos recursos fornecidos pela plataforma para fins educacionais. Ao final do estudo, conclui-se que a aplicação pedagógica dessa rede social é totalmente realizável, uma vez que permite uma composição cooperativa, além de partilhar conhecimento, contatou-se a necessidade do professor manter se atualizado para direcionar os alunos na utilização das tecnologias com ética e ordem em beneficio da educação, construindo uma vida social digital saudável.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectRede Socialpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectSocial network-
dc.subjectPortuguese language-
dc.titleO ensino da língua portuguesa através do instagram entre alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTeaching the Portuguese language through Instagram among high school students-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC POLLYANA E ELZIANE_1 PDF-A.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.