Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1386
Título: Formulações de Bacillus methylotrophicus na promoção de crescimento e indução de resistência em tomateiro contra murcha de fusarium
Autor(es): Campos Neto, José Ribamar Muniz
Data do documento: 2018-08-22
Editor: UEMA
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do tratamento de sementes com suspensões frescas e formulações em pó com bacillus methylotrophicus para promover o crescimento de plantas e indução de resistência à murcha de fusarium (fusarium oxysporum f. sp. lycopersici) em plantas de tomateiro em casa de vegetação, verificando a ocorrência de alterações morfológicas e bioquímicas nas plantas avaliadas. Formulações em pó à base de mandioca (Manihot esculenta), araruta (Maranta arundinacea) e alginato de sódio contendo Bacillus, além do produto comercial Quartz, foram utilizadas para microbiolizar as sementes de tomate da cultivar Santa Cruz. As formulações promoveram o crescimento das plantas, com índice de vigor de plântulas superior a 50% para todos os tratamentos contendo B. mthylotrophicus, além de aumento significativo da matéria seca total. Os tratamentos induziram resistência sistêmica, controlando a murcha de fusarium com redução de 75% da doença e ativação de enzimas como peroxidase e polifenoloxidase, apenas B-1,3-glucanase apresentou menor atividade que os controles (tratamentos sem B. mthylotrophicus). Assim, o uso de formulações contendo Bacillus é eficiente em promover o crescimento de plantas de mato e induzir resistência ao controle da murcha de fusarium.
Palavras-chave: Bacillus methylotrophicus
Controle biológico
Fusarium oxysporum
Crescimento de plantas
Enzimas de ativação
Aparece nas coleções:Doutorado em Agroecologia CCA - Tese

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE-COMPLETA-JRM-CAMPOS-NETO.pdf15.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.