Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1251
Título: Análise da distribuição de calor na área de um lançador de foguetes de médio porte do centro de lançamento de Alcântara
Autor(es): Souza, Diógenes Leite
Data do documento: 2019
Editor: UEMA
Resumo: As atividades espaciais agregam grande valor à sociedade tanto em quesitos tecnológicos como econômicos e sociais. Dessa forma, a busca pelo desenvolvimento e avanços nessa área mostra-se de grande importância, uma vez que tal segmento possui esperanças e realidades bastante promissoras. A análise e verificação de cenários de execução dessas atividades são essenciais já que necessitam de um alto grau de confiabilidade e segurança. É nessa linha que este trabalho é inserido, analisando cenários de lançamento de foguetes de localizado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que é uma das regiões estratégicas para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Neste trabalho é estudado o comportamento térmico da saída dos gases de uma tubeira em um lançador de foguetes de médio porte no ato do lançamento, avaliando via análise por elementos finitos para essas condições. Além disso, há a verificação da propagação do calor pelo ambiente, avaliando as distâncias de segurança que uma pessoa pode ser exposta durante o lançamento. Utilizando o software SolidWorks para modelagem e simulação de lançamento, traçou-se o gráfico de temperatura ao longo de pontos espalhados em um plano trigonométrico em três alturas diferentes, encontrando valores acima de 100 ºC ainda no limite de uma área de 3600 metros quadrados, podendo ocasionar riscos de efeitos colaterais provenientes de queimaduras e aumento de impermeabilidade da pele.
Palavras-chave: Lançador de foguetes
Análise térmica
Simulação
Segurança
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Diógenes_-rev00_assinado.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.