Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Ana Luiza Silva-
dc.date.accessioned2020-01-06T22:42:30Z-
dc.date.available2020-01-06T22:42:30Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1022-
dc.description90 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Jorge Creso Cutrim Demétrio.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o mercado está exigindo das empresas a busca por inovação, qualidade de produtos e vantagem competitiva, em um menor tempo possível. Essa condição faz com que as empresas desembolsem uma atenção especial à execução de projetos. O uso de metodologias de gerenciamento é uma prática já conhecida nas organizações, dentre elas destaca-se o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que serve como um guia de ferramentas e técnicas utilizadas para a melhoria contínua dos processos e máxima eficiência do projeto. Dentre essa metodologia faz-se presente o grupo de Monitoramento e Controle, responsável por acompanhar todo o ciclo de vida do projeto, verificando e controlando as atividades, bem como analisando seu desempenho. Com base no exposto, o presente trabalho filtrou-se em apresentar o monitoramento e controle de áreas de conhecimento específicas como escopo, cronograma, custo e qualidade; áreas estas consideradas diretrizes principais para o sucesso de um projeto. Assim, devido ainda a atual importância e futura expansão do setor ferroviário, o presente trabalho tem como proposta apresentar a teoria de gerenciamento de projetos e os métodos de controle aplicados na obra de Correção Geométrica da Estrada de Ferro Carajás. Dando continuidade, além de analisar as metodologias existentes na obra como o controle do escopo, custo, cronograma e qualidade, propomos práticas baseadas no PMBOK que possam ser empregadas ao projeto, de forma a complementar o processo atual e com o intuito de maximizar da eficiência do projeto de correção, bem como servir de exemplo para os demais serviços ferroviários e de outros modais de transporte.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGerenciamento de projetospt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectCorreção geométricapt_BR
dc.subjectProject Management-
dc.subjectMonitoring and Control-
dc.subjectGeometric Correction-
dc.subjectProject Management-
dc.titleGerenciamento de projetos no setor ferroviário: monitoramento e controle na correção geométrica da Estrada de Ferro Carajáspt_BR
dc.title.alternativeProject management in the railway sector: monitoring and control in the geometric correction of the Carajás Railway-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 625.173-
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA LUÍZA AGUIAR_1 PDF-A.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.