Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/992
Título: Implantação de um marco geodésico no Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Implementation of a geodesic landmark on the Paulo VI Campus of the State University of Maranhão
Autor(es): Sirqueira, Jhonata Rangel Fernandes
Data do documento: 2019
Resumo: São Luís - MA conta, até o início de 2019, com apenas cinco marcos planimétricos vinculados ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), sendo três desses localizados na região dos portos, um marco que serve como estação da RBMC próximo ao INPE, nas dependências da UEMA, e uma estação, atualmente desativada, que está localizada no telhado do CCT, da UEMA tornando difícil seu acesso. A quantidade marcos é pequena se comparado à área total do município e possui uma má distribuição espacial, o que acaba comprometendo o seu desempenho. Devido à importância dos marcos no apoio a levantamentos geodésicos, este trabalho tem por objetivo a implantação de um novo marco geodésico com dados planimétricos no campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão. Para tal, executou-se um levantamento por ponto preciso com receptor de dupla frequência de acordo com normas estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A metodologia empregada culminou com materialização do marco geodésico UEMA-DDR-001, que quando homologado contribuirá para o adensamento da rede de pontos do SGB em São Luís e para a melhoria da distribuição espacial das mesmas.
Palavras-chave: Topografia
Marco geodésico
GPS
Topography
Geodetic Landmark
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JHONATA RANGEL SIRQUEIRA_1 PDF-A.pdf2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.