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Título: As relações sociais e escolares dos alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na educação básica: uma análise a partir do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA
Título(s) alternativo(s): The social and school relationships of students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in basic education: an analysis based on the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IEMA
Autor(es): Dutra, Suzenny Nascimento
Data do documento: 2018
Resumo: Neste trabalho as configurações das relações sociais entre alunos classificados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e demais agentes sociais foram analisadas sob uma perspectiva sociológica com o propósito de compreender como é construída a fachada da equipe escolar do IEMA sobre o TDAH. A escola faz parte da rede pública estadual de ensino e está localizada no Centro da cidade de São Luís-MA. O interesse pelo tema foi despertado a partir da disciplina Práticas Curriculares na Dimensão Escolar, onde na etapa inicial da disciplina busca-se reconhecer o espaço escolar e as relações que ocorrem dentro desse âmbito social e durante uma das visitas a instituição observou-se que alguns alunos eram retirados da turma para fazer avaliação separadamente, esse fato despertou atenção e foi por isso que buscou-se compreender sociologicamente como o corpo escolar do IEMA relaciona-se com os alunos que possuem o transtorno. Para fundamentar a pesquisa procurou-se estabelecer um diálogo entre os objetivos e as linhas de pensamentos dos autores Norbert Elias e Erving Goffman. As categorias analíticas desses dois autores que ajudaram a fazer a reflexão sociológica do tema e o norteamento da pesquisa encontram-se nas obras “A sociedade dos indivíduos” e “Estabelecidos e outsiders” e Erving Goffman com “As características das instituições totais” e “A representação do eu na vida cotidiana”. Por meio da revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, observação e entrevistas conclui-se que a fachada sustentada pela equipe escolar acaba influenciando nas relações escolares dos alunos com o transtorno e os demais agentes. A reflexão sociológica visa apreender as relações e configurações sociais entre alunos com TDAH e demais agentes sociais do interior do espaço escolar, além de analisar a fachada da equipe escolar sobre o TDAH na escola e autoimagens dos alunos com TDAH.
Palavras-chave: Configurações
Inter-relações
Fachada
Settings
Interrelations
Facade
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

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