Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/980
Title: As relações sociais e escolares dos alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na educação básica: uma análise a partir do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA
Authors: Dutra, Suzenny Nascimento
Keywords: Configurações
Inter-relações
Fachada
Issue Date: 2018
Abstract: <p>Neste trabalho as configura&ccedil;&otilde;es das rela&ccedil;&otilde;es sociais entre alunos classificados com Transtorno do D&eacute;ficit de Aten&ccedil;&atilde;o e Hiperatividade (TDAH) e demais agentes sociais foram analisadas sob uma perspectiva sociol&oacute;gica com o prop&oacute;sito de compreender como &eacute; constru&iacute;da a fachada da equipe escolar do IEMA sobre o TDAH. A escola faz parte da rede p&uacute;blica estadual de ensino e est&aacute; localizada no Centro da cidade de S&atilde;o Lu&iacute;s-MA. O interesse pelo tema foi despertado a partir da disciplina Pr&aacute;ticas Curriculares na Dimens&atilde;o Escolar, onde na etapa inicial da disciplina busca-se reconhecer o espa&ccedil;o escolar e as rela&ccedil;&otilde;es que ocorrem dentro desse &acirc;mbito social e durante uma das visitas a institui&ccedil;&atilde;o observou-se que alguns alunos eram retirados da turma para fazer avalia&ccedil;&atilde;o separadamente, esse fato despertou aten&ccedil;&atilde;o e foi por isso que buscou-se compreender sociologicamente como o corpo escolar do IEMA relaciona-se com os alunos que possuem o transtorno. Para fundamentar a pesquisa procurou-se estabelecer um di&aacute;logo entre os objetivos e as linhas de pensamentos dos autores Norbert Elias e Erving Goffman. As categorias anal&iacute;ticas desses dois autores que ajudaram a fazer a reflex&atilde;o sociol&oacute;gica do tema e o norteamento da pesquisa encontram-se nas obras &ldquo;A sociedade dos indiv&iacute;duos&rdquo; e &ldquo;Estabelecidos e outsiders&rdquo; e Erving Goffman com &ldquo;As caracter&iacute;sticas das institui&ccedil;&otilde;es totais&rdquo; e &ldquo;A representa&ccedil;&atilde;o do eu na vida cotidiana&rdquo;. Por meio da revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica sobre o objeto de estudo, observa&ccedil;&atilde;o e entrevistas conclui-se que a fachada sustentada pela equipe escolar acaba influenciando nas rela&ccedil;&otilde;es escolares dos alunos com o transtorno e os demais agentes. A reflex&atilde;o sociol&oacute;gica visa apreender as rela&ccedil;&otilde;es e configura&ccedil;&otilde;es sociais entre alunos com TDAH e demais agentes sociais do interior do espa&ccedil;o escolar, al&eacute;m de analisar a fachada da equipe escolar sobre o TDAH na escola e autoimagens dos alunos com TDAH.<br />&nbsp;</p>
Description: <p>65&nbsp;f.<br />Monografia (Gradua&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias Sociais) -&nbsp;Universidade Estadual do Maranh&atilde;o, S&atilde;o Lu&iacute;s, 2018.<br />Orientador: Prof. Me. Leandro Augusto dos Rem&eacute;dios Costa.<br />&nbsp;</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/980
Appears in Collections:MONOGRAFIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZENNY NASCIMENTO DUTRA.pdf984.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.