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dc.contributor.authorMadeira, Juliana Lima Carvalho-
dc.date.accessioned2019-12-20T20:44:57Z-
dc.date.available2019-12-20T20:44:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/977-
dc.description85 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Me. Leandro Augusto dos Remédios Costa.  pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca explicar como processos de escolarização podem revelar as estratégiasde escolha dos pais, referentes ao tipo de instituição escolar para seus filhos. Definiu-se como campos empíricos principais: uma escola de classe média (São José), um Reforço Escolar (Instituto Possibilitar) e um caso de educação doméstica, da cidade de São Luís - Ma. Trata-se de escolas privadas: algumas estão inseridas em um contexto de classe média, outras de classe mais elevada. Esta análise se situa no âmbito da sociologia da educação com ênfase na escolha dos estabelecimentos de ensino, no desempenho e dificuldades de jovens estudantes, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Após uma revisão da literatura específica sobre estas categorias analíticas, buscou-se construir o espaço das escolas tanto de “elites” quanto de classes médias da grande ilha de São Luís. A partir das análises feitas diante das entrevistas e conforme observações acerca dos alunos e suas “limitações” (níveis de timidez, introspecção, falta de concentração), foi feito o uso de algumas teorias referentes às ideias de estratégias, habitus, posição social, escolarização das classes sociais: elite e classes médias; reforço escolar e dificuldades escolares. O estudo revela os processos constantes de mudanças escolares dos jovens e crianças entrevistados devido às escolhas dos pais a partir de diversos fatores – que variam tanto no que se referem aos valores econômicos das escolas selecionadas e a condição econômica das famílias até o baixo rendimento escolar dos filhos, o que pode ser um motivo muito considerativo para mudá-los de escola.  pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolarização das elitespt_BR
dc.subjectEscolha dos estabelecimentospt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectReforço escolarpt_BR
dc.subjectSchooling of the elites-
dc.subjectChoice of establishments-
dc.subjectSchool performance-
dc.subjectTutoring-
dc.titleEstratégias escolares: escolarização de jovens de escolas privadas com baixo rendimento escolarpt_BR
dc.title.alternativeSchool strategies: schooling of young people from private schools with low academic performance-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 373-
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

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