Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/977
Título: Estratégias escolares: escolarização de jovens de escolas privadas com baixo rendimento escolar
Título(s) alternativo(s): School strategies: schooling of young people from private schools with low academic performance
Autor(es): Madeira, Juliana Lima Carvalho
Data do documento: 2018
Resumo: O trabalho busca explicar como processos de escolarização podem revelar as estratégiasde escolha dos pais, referentes ao tipo de instituição escolar para seus filhos. Definiu-se como campos empíricos principais: uma escola de classe média (São José), um Reforço Escolar (Instituto Possibilitar) e um caso de educação doméstica, da cidade de São Luís - Ma. Trata-se de escolas privadas: algumas estão inseridas em um contexto de classe média, outras de classe mais elevada. Esta análise se situa no âmbito da sociologia da educação com ênfase na escolha dos estabelecimentos de ensino, no desempenho e dificuldades de jovens estudantes, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Após uma revisão da literatura específica sobre estas categorias analíticas, buscou-se construir o espaço das escolas tanto de “elites” quanto de classes médias da grande ilha de São Luís. A partir das análises feitas diante das entrevistas e conforme observações acerca dos alunos e suas “limitações” (níveis de timidez, introspecção, falta de concentração), foi feito o uso de algumas teorias referentes às ideias de estratégias, habitus, posição social, escolarização das classes sociais: elite e classes médias; reforço escolar e dificuldades escolares. O estudo revela os processos constantes de mudanças escolares dos jovens e crianças entrevistados devido às escolhas dos pais a partir de diversos fatores – que variam tanto no que se referem aos valores econômicos das escolas selecionadas e a condição econômica das famílias até o baixo rendimento escolar dos filhos, o que pode ser um motivo muito considerativo para mudá-los de escola.  
Palavras-chave: Escolarização das elites
Escolha dos estabelecimentos
Desempenho escolar
Reforço escolar
Schooling of the elites
Choice of establishments
School performance
Tutoring
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Juliana Carvalho_PDF-A.pdf995.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.