Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/972
Título: Logística, Planejamento, Produtividade e análise comparativa nos canteiros de obras em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Logistics, Planning, Productivity and comparative analysis on construction sites in São Luís - MA
Autor(es): Novais, Adriano Vitor Batista
Data do documento: 2018-07-04
Resumo: Este trabalho apresenta toda estrutura necessária e o devido planejamento, respeitando as leis e as normas vigentes, para implantação de um canteiro de obras produtivo e analisa as diferentes dificuldades encontradas e proporcionar as condições necessárias de execução dos serviços dentro do canteiro de obras durante fases de execução da obra. A organização do canteiro de obras é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades, para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e falta de qualidade dos serviços executados. A logística tem uma responsabilidade muito grande nesse contexto, a qual deverá procurar dar sua contribuição na elaboração do planejamento, organização e projeto de layout para que todo o processo de desenvolvimento da obra transcorra da melhor forma possível. O projeto de um canteiro tem uma influência muito grande nos tempos de deslocamentos e na movimentação de materiais, interfere na execução das atividades, assim como na produtividade como um todo. Através de um planejamento prévio do projeto de layout do canteiro observou-se que o aumento do fluxo físico e de informações é notório e fundamental para o andamento da obra. E como resultado, uma maior eficiência entre operários e materiais, além da diminuição de prejuízos com insumos desperdiçados, mal utilizados ou armazenados de forma equivocada.
Palavras-chave: Planejamento
Canteiro de obras
Projeto
Planning
Construction Site
Project
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ADRIANO NOVAIS_1 PDF-A.pdf2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.