Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/963
Título: Suicídio em ambientes verticais: uma análise sobre o uso do protocolo em ocorrências que envolvam a abordagem e intervenção ao tentante
Autor(es): Costa, Cristian Douglas Serra
Data do documento: 2019
Resumo: Neste estudo estaremos apresentando o suicídio em ambientes verticais: uma análise sobre o uso do protocolo em ocorrências que envolvam a abordagem e intervenção ao tentante, na busca por investiga qual o impacto da abordagem e intevenção ao tentante de suicidio em ambientes vesticais ? de modo a contribuir para a padronização de procedimentos, ou mesmo, uma possível instituição de um protocolo para uso do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) que, seguindo conceitos cientificamente fundamentados e ações com resultados comprovados, possa servir de orientação segura para o bombeiro neste tipo de resgate, o que certamente elevará seu grau de confiança, como também a excelência dos serviços prestados pelo CBMMA. Este estudo será útil na elaboração e execução do planejamento estratégico da corporação, principalmente no que se refere ao treinamento especializado da tropa, para que, desse modo, continue prestando bons serviços à população, melhorando ainda mais os bons índices de aprovação que a instituição já desfruta junto à sociedade maranhense. Este trabalho procura relatar um conceito de estratégias adotadas para o socorro em casos de suicídio, num estudo que descreve e mostra as ações de socorristas no ato do manejo dessa crise, identificado comportamentos em ocorrências suicidas. Estudos apresentados apresentam duas estratégias básicas adotadas nessas intervenções de tentativa de autoextermínio: técnicas de abordagem e contenção física. A implementação das estratégias varia segundo a profissão e nível de expertise do socorrista, o método de suicídio adotado, a condição psíquica do indivíduo em crise e pelas condições ambientais onde ocorre a tentativa de suicídio. Realizar esse socorro exige muito da atuação profissional do socorrista e, por isso, um maior conhecimento sobre as estratégias no primeiro socorro na tentativa de suicídio contribui para o aumento da efetividade dessas ações e para o desenvolvimento de recursos para o treinamento dos socorristas.
Palavras-chave: Suicídio
Salvamento em altura
Atendimento
Ocorrência
Protocolo
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia (1).pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.