Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/962
Título: Plano de evacuação de emergência: um estudo de caso no Colégio Militar 2 de Julho, Unidade 3, Liceu Ribamarense II
Autor(es): Ferreira, Arianny D’arc Campelo
Data do documento: 2019
Resumo: Os inúmeros casos de ocorrências de incêndios e outros sinistros no Brasil e no mundo são de grande preocupação do Corpo de Bombeiros, pois em tais situações as chances de ocorrerem perdas materiais e humanas são significativas. Considerando os mais diversos riscos existentes ou que possam surgir em uma edificação, principalmente na edificação escolar, este trabalho buscou trazer as particularidades de um Plano de Evacuação de Emergência para uma escola, mostrando a imprescindibilidade da aplicação do plano na prevenção e proteção das vidas humanas. A edificação escolhida foi o Colégio Militar 2 de Julho, Unidade 3, Liceu Ribamarense II, a qual, atualmente, além de não possuir nenhum plano de evacuação, apresenta em sua estrutura física várias deficiências e irregularidades no que tange à segurança, proteção e prevenção contra incêndio e pânico, o que demonstra a vulnerabilidade dos alunos e profissionais que diariamente transitam naquele espaço. Buscou-se fazer uma abordagem geral acerca do Plano de Evacuação de Emergência, fazendo primeiramente um levantamento das necessidades da escola, aplicando questionários ao corpo docente, discente e profissionais civis do Colégio, realizando simulação de situação de emergência envolvendo incêndio para, então, adequar o plano à realidade e necessidades do colégio. Atentou-se também por realizar o estudo com base nas disposições normativas de segurança contra incêndio, analisando-se as principais normas nacional e estadual nesse campo temático.
Palavras-chave: Plano de evacuação de emergência
Edificação escolar
Sinistros
Incêndio
Prevenção
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL com anexos.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.