Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/956
Título: Acidentes de trânsito na região metropolitana de São Luís: uma análise das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão
Autor(es): Rêgo, Caio Eduardo Sousa
Data do documento: 2019
Resumo: O presente estudo visa identificar o perfil das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão nos anos de 2016 e 2018 na Região Metropolitana de São Luís, considerando-se os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Para tanto, foram utilizados como fonte de dados os boletins da Polícia Civil, os dados estatísticos da Divisão de Estatística do DETRAN e os relatórios de ocorrência do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). No que concerne à melhor compreensão sobre o atendimento das ocorrências, fez-se uma explanação da evolução histórica do serviço operacional do Corpo de Bombeiros ao longo do tempo, desde sua criação até os dias atuais. Além disso, realizou-se um estudo sobre o perfil da Região Metropolitana com o intuito de melhor entender possíveis causas de variações e tipos de ocorrências, bem como estabeleceu-se quais os quartéis de Bombeiro Militar estão localizados nessa região, a quantidade de viaturas e efetivo presente nesses quartéis. Para o pleno desenvolvimento do estudo, foram feitas várias análises e comparações com o número de ocorrências atendidas e catalogadas. Também foram feitas comparações entre os dias da semana, os turnos, as vítimas de acordo com o sexo e os tipos de acidentes. Os dados revelam que a incidência de acidentes na região metropolitana de São Luís se eleva durante os fins de semana, em razão do aumento de consumo de bebidas alcoólicas; as principais vítimas envolvidas em acidentes são pessoas do sexo masculino; a maioria dos acidentes ocorrem em bairros mais populosos da capital; a maior parte das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros envolve acidentes de trânsito com motociclistas, e as guarnições são sobrecarregadas, em decorrência do baixo efetivo, o que é um grande problema encontrado pela corporação.  
Palavras-chave: Ocorrência de acidentes
Região metropolitana de São Luís
Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão
Quartéis
Operacional
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UEMA_CFO_CAIO EDUARDO SOUSA REGO_2019.1(revisado).pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.