Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/951
Título: Prevenção contra incêndios em aglomerados subnormais: uma análise da percepção de risco dos moradores da Comunidade Vila Cerâmica em São Luís – MA
Autor(es): Viana, Paulo José Rosa
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal analisar a percepção de risco de incêndios dos moradores de um aglomerado subnormal de São Luís - MA, a Vila Cerâmica. Os aglomerados subnormais são comuns em todo território brasileiro, apresentando alto índice populacional. Segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2010, a capital maranhense aponta como uma das cidades com a maior proporção de pessoas vivendo nesses aglomerados, onde estão sujeitas, além do risco de desastres naturais, ao risco de incêndio com proporções consideráveis, decorrente da forma de como as moradias foram construídas e estão organizadas no espaço territorial ocupado. Nestes espaços, são comuns problemas como: acessibilidade dificultada por conta do estreitamento das vias, adensamento das habitações, construções de casas com material altamente combustível, instalações elétricas precárias e principalmente, a falta ou baixo conhecimento dos moradores sobre a prevenção e procedimentos de segurança contra incêndios. Este trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas aos moradores da Vila Cerâmica, sobre a prevenção e segurança contra incêndios. O resultado da pesquisa permitiu constatar na comunidade, problemas que são comuns nos aglomerados subnormais, somados a ausência de conhecimento dos moradores sobre a prevenção de incêndio em suas residências. Para tanto, a fim de mitigar essas deficiências, propõe-se medidas como a criação de brigadas de incêndios comunitárias, compostas pelos próprios moradores, além de disseminação de conhecimentos e informações através de palestras e distribuição de cartilhas educativas. Tais medidas surgiriam como fomento à participação popular, estimulando a consciência e cultura de segurança, fortalecendo a identidade coletiva dos moradores.
Palavras-chave: Percepção de risco
Incêndio
Aglomerados subnormais
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA PAULO JOSÉ final.pdf3.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.