Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/949
Título: Percepção de risco associado a movimentos de massa por parte da população moradora do bairro Coroadinho, São Luís – MA
Autor(es): Almeida, Silas Oliveira
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a percepção de risco associado a movimentos de massa por parte da população moradora do bairro Coroadinho, São Luís-Maranhão. Buscou-se também identificar os iminentes riscos, mediante visita in loco, das áreas de ocorrência de movimentos de massa; através da aplicação de questionários com a população atingida, e verificação junto à população se a consciência de exposição aos riscos condiz com a ocorrência de desastres do local onde vivem. Para isto, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; trabalhos de campo; mapeamento; aplicação de questionários, e ; organização e análise dos dados. A partir desta metodologia obteve-se como resultado três pontos de movimentos de massa, a saber: ponto 1 – Morro do Zé Bombom, ponto 2 – Rua da Mangueira e ponto 3 – Alto São Francisco, nos quais resultaram em um mapa de pontos de movimentos de massa, além disto, obteve-se um mapa de declividade do bairro Coroadinho e 11 tabelas resultantes das indagações dos questionários, tendo em vista obter as impressões sobre percepção de risco de movimentos de massa por parte dos moradores da área de estudo. Por fim conclui-se que os índices pluviométricos elevados e/ou concentrados, assim como as alterações antrópicas nas encostas, são fatores que contribuem para a ocorrência dos processos relacionados aos movimentos de massa no bairro Coroadinho, São Luís – MA. Infere-se ainda que os sujeitos tem conhecimento do risco à movimentos de massa na área de estudo, entretanto a permanência nestes locais insalubres se dá devido à falta de condições socioeconômicas para sair do local. Conclui-se ainda que os moradores não conseguem identificar fatores condicionantes, sinais que podem facilmente salvar vidas, bem como medidas preventivas.
Palavras-chave: Risco
Movimentos de massa
Coroadinho
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO_SILAS_CORREÇÃO_FINAL.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.